Eventos

Fenavinho

Fenavinho

Local: Fundaparque

A Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) está intimamente ligada à história de Bento Gonçalves. A relação de seus moradores com a festa extrapola o motivo de celebração de uma cultura – a da uva e do vinho – para elevá-la a um contexto identitário no qual uma – a cidade – é indissociável à outra – a Fenavinho.

Nascida em 1967, a Fenavinho é fruto de um grande envolvimento social para mostrar ao Brasil o potencial empreendedor de um pequeno município que ainda era cercado por estradas de terra. Entre os dias 25 de fevereiro e 12 de março daquele ano, o evento recebeu mais de 100 mil pessoas, em um pavilhão que poucos meses antes sequer existia. O que parecia inimaginável aconteceu: em sua primeira edição, a Fenavinho já recebeu o prestígio da visita de um presidente da República, o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. O polêmico Assis Chateaubriand, o Chatô, dono dos Diários Associados, foi outra figura de renome que marcou presença no encontro.

A partir daí, começou a se formar uma nova Bento Gonçalves, cujo nome já se ouvia em diferentes partes do país graças ao sucesso da festa. O que se viu nos cinquenta anos seguintes foi uma transformação que elevou a cidade a um patamar que hoje a posiciona como uma das mais desenvolvidas do Brasil.
Nesse contexto, a Fenavinho manteve 15 edições até 2011, quando parou por oito anos, sendo retomada em grande estilo em 2019 pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG).

 

Mais informações em http://fenavinho.com.br/