Notícias

130 anos de Bento inspiram livro cuja produção se distancia do tradicional modo de elaborar uma obra

130 anos de Bento inspiram livro cuja produção se distancia do tradicional modo de elaborar uma obra

Idealizado por Fabiano Mazzotti, inédito trabalho propõe participação de quase 4.000 alunos

da rede escolar bento-gonçalvense produzindo textos sobre fotos da cidade em preto e branco.

 

 

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves é o patrocinador número um do projeto “130+1 – Bento Gonçalves em preto &branco”, do jornalista e fotógrafo Fabiano Mazzotti. Neste novo livro, cuja previsão de lançamento é para outubro de 2021, durante a Feira do Livro local, Mazzotti apresentará 131 imagens do cenário urbano e rural do município. Mas mais do que isso, quer usar o simbolismo dos 130 anos de emancipação de Bento Gonçalves, celebrados em 2020, para a valorização da comunidade onde vive e o envolvimento dela com o projeto – uma marca presente em todas suas publicações.

Para isso, cerca de 4.000 mil alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio estarão envolvidos num concurso a fim de definir os 131 autores dos textos que acompanharão cada uma das 131 imagens do livro. “Era um projeto para ter sido executado no ano passado, mas as incertezas da pandemia nos obrigaram a adiá-lo. A proposta era para serem 130 fotografias, mas como neste ano Bento completa 131 anos, promovemos uma atualização no projeto para não perder a força dos 130 e encontrar uma alternativa distante da obviedade para a produção da obra em ocasião tão simbólica para a cidade. Assim, surgiu o criativo 130 + 1”, argumenta Mazzotti.

Cada turma de escola participante do concurso será presenteada com uma foto. Todos os alunos da turma produzirão um texto de até 100 caracteres a partir de suas impressões pessoais sobre a imagem. A melhor produção escrita será escolhida para acompanhar a foto no livro, oferecendo visibilidade aos estudantes com habilidade de escrever. O nome do aluno, seu retrato e o nome da escola na qual estuda também estarão impressos na página. Além disso, os que conquistarem esse direito serão presentados com um leitor de livros digital (kindle), cujo propósito é estimular a leitura.

Conhecedor do projeto, o presidente do CIC, Rogério Capoani, destaca a singularidade da proposta e o prestígio em ser o apoiador número um do trabalho com uma importante observação: “Esse livro é um presente para a nossa cidade”, disse.

 

Proposta de valorização coletiva

Além de o livro representar um significante objeto artístico para uma simbólica data, é uma oportunidade para o reconhecimento de talentos literários da cidade e um estímulo à criatividade nos bancos escolares. “É uma obra cujo processo de construção valoriza todos os participantes”, afirma Mazzotti. Neste sentido, o autor também insere a iniciativa privada, abrindo uma possibilidade de ela reforçar seus vínculos identitários com a cidade. Há diversas formas de participar com patrocínio nesta publicação atemporal, e para saber mais basta entrar em contato com o jornalista pelo e-mail fabiano@fabifoto.com.br ou pelo telefone (54) 9.9991.6778.

O livro “130+1 – Bento Gonçalves em Preto & Branco” será entregue para cada escola participante do projeto. Educandários de 25 municípios também receberão a obra, que conta com uma versão sonora voltada a portadores de deficiência visual com descrição das fotos e narração dos textos. Esse será o sétimo livro de Mazzotti, cujo trabalho mais recente é “Um século alviazul”, sobre os 100 anos do Clube Esportivo, lançado no ano passado.

 

Saiba como participar:

Clique aqui e conheça o projeto do livro e veja como sua empresa pode participar.