Notícias

Ação solidária proporciona momentos de reflexão na AAPECAN

Iniciativa da Parceiros Voluntários, com o apoio dos projetos Encanto mulher e COMpaixão, promoveu bate-papo com mulheres acometidas pelo câncer. Brindes foram distribuídos ao grupo

 

Momentos de acolhida e reflexão fazem a diferença na rotina de pessoas que passam por dificuldades na vida, especialmente por causa de doenças, como o câncer. Com esse intuito, a Parceiros Voluntários promoveu uma ação na AAPECAN - Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, na sexta-feira (25). A iniciativa teve realização do Projeto COMpaixão, coordenado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul de Bento Gonçalves, e do projeto Encanto Mulher, da voluntária Michele Zanella. A ação foi em homenagem ao Dia das Mães, comemorado em maio.

Um grupo de quase 20 pessoas teve a oportunidade de acompanhar a conversa com Michele, que abordou a importância da autoestima, principalmente para as mulheres com algum tipo de câncer. “Nós temos que nos amar do jeito que somos. Olhar no espelho pela manhã e gostar do que está lá, de frente para nós. E isso é importante para mostrar a força que a mulher tem na sociedade”, considera.

Além do bate-papo, alunas do 1º ano do ensino médio do IFRS embalaram a tarde com músicas ao longo da atividade. Em paralelo, foram distribuídos batons, oferecidos pela Parceiros e pelo Encanto Mulher, e plantinhas, do tipo suculentas, produzidas pelos alunos participantes do projeto COMpaixão. A iniciativa também ofertou pulseiras de pérolas, feita pelas alunas do IFRS, e sachês perfumados confeccionados pela voluntária Lenir Nunes de Freitas.

A psicóloga da AAPECAN, Scheila Romagna, confirma a relevância desse tipo de ação para as mulheres que passam por situações complicadas na vida. “Nós vemos o brilho no olhar de cada uma delas. Uma palavra acolhedora e incentivadora pode fazer toda a diferença no dia a dia, por mais simples que seja”, comenta.

 

Sobre a AAPECAN

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Bento Gonçalves nasceu em março de 2006. A entidade oferece oficinas, palestras e grupos de apoio para a comunidade no geral, mas com foco em pessoas que possuem algum tipo de câncer. Também são ofertados medicamentos, cestas básicas e outros mantimentos para quem necessita. Para isso, é necessário estar cadastrado na associação com a comprovação de documento. Para realizar o cadastro na AAPECAN, é necessário agendar horário com a assistente social da entidade, portando a documentação necessária. Mais informações, sobre o cadastro e também sobre como doar, podem ser obtidas pelo fone (54) 3055-9400.

 

Sobre o voluntariado

O projeto COMpaixão existe desde 2016 e realiza diversas ações ao longo do ano. A iniciativa agrega alunos de todos os cursos do Campus do Instituto Federal de Bento Gonçalves. Para mais informações, é possível entrar em contato com a Coordenadoria de Apoio ao Educando do IFRS pelo fone 3455-3200 ou pela página do projeto no Facebook. Já o projeto Encanto Mulher existe desde 2017, a partir de uma iniciativa própria de Michele Zanella.

A Parceiros Voluntários, no município mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, oferece modalidades de participação para pessoas físicas ou jurídicas – que podem escolher ações relacionadas às suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar. As ações variam conforme o interesse de cada instituição ou indivíduo: voluntariado individual, reforma de espaços, bingo com idosos, piquenique com crianças, captação de materiais para entidades e caminhadas por causas sociais são alguns dos exemplos. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 2105-1999.