Notícias

Ações solidárias marcam primeiro semestre da Parceiros Voluntários

A Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves comemora um primeiro semestre de muita solidariedade em 2019. Foram diversas as ações beneméritas, desde as mais recorrentes visitas a instituições de caridade até iniciativas que estimulam o ensino de crianças em situação de vulnerabilidade social, engajando a comunidade em uma verdadeira corrente do bem.

Uma das novidades foi o projeto que disponibilizou ensino gratuito da língua inglesa a crianças carentes do município. A escola Living Experience, participante do Programa Voluntário Pessoa Jurídica desde o ano passado, ministrou aulas durante quatro meses, todas as segundas-feiras, aos pequenos que fizeram parte da iniciativa. “Tentamos ensinar sem que eles sentissem a pressão em aprender. De forma lúdica, abordamos temas como teatro, dança e culinária relacionados ao inglês”, comenta a responsável pelo projeto, Shani Rodrigues Menegotto – que também é terapeuta e técnica em marketing.

Intitulada de ‘Experiências Bilíngues’, a iniciativa teve início no mês de abril e seguiu até julho – na sede da escola localizada no Centro da cidade. A ação vai ao encontro do que preza a política interna da instituição: fazer a diferença. “Para voluntariar, apenas é necessário despender nosso tempo. Precisamos criar pessoas mais empáticas, que tenham a sensibilidade de se colocar no lugar do outro. Por isso, esse tipo de iniciativa deve ser sempre destacada, para que cada vez mais empresas e indivíduos possam aderir a causa”, considera.

 

Ações perenes que fazem a diferença

Também as ações já tradicionais na programação da Parceiros Voluntários continuaram dando bons frutos. Esse é o caso das visitações na ala oncológica do Hospital Tacchini – promovidas por salões de beleza conveniados a ONG. As iniciativas visam alegrar e embelezar pacientes acometidos pelo câncer e buscam tratamento no hospital. A mais recente delas ocorreu no dia 11 de julho.

Na mesma instituição, o mês de festividades juninas também foi lembrado. O Grupo de Humanização do Hospital Tacchini, criado com o objetivo de tornar o atendimento cada vez mais humano, caracterizou seus membros com roupas temáticas para a época e animou os pacientes. Também houve atividades de contação de histórias infantis a crianças e jovens.

 

Projeção de novos desafios

Dentre tantas ações programadas – e que vão surgir – até o final do ano, uma delas se destaca pela consolidação: o Desafio Voluntário. A proposta é encampada pela ONG Parceiros Voluntários, por meio da Serra Produção – organização que compreende os CICs de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Prata e, Marau. A campanha é feita em alusão ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado todo 28 de agosto. A ação convida tanto pessoas físicas quanto jurídicas a abraçarem alguma instituição de caridade e propagar o bem.

A participação é acessível a todos: basta registrar a ação na Parceiros Voluntários, planejar uma atividade voluntária cultural, educacional, ambiental ou social em prol da comunidade e escolher o local onde a ação vai ser desenvolvida – como escolas, organizações sociais, creches, praças, hospitais, etc. Então, registre a ação entre os dias 26 e 27 de agosto e publique fotos das atividades nas redes sociais com a #DesafioVoluntárioSerraProdução. A iniciativa visa unir toda a comunidade a favor da construção de uma sociedade melhor e mais igualitária.

 

Saiba mais sobre a Parceiros Voluntários

A ONG é mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas às suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionem bem-estar. As ações variam conforme o interesse de cada instituição ou indivíduo. A Parceiros intermedia seus voluntários em ações que beneficiem entidades carentes do município. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 2105-1999.