Notícias

Agenda 20/20 elenca prioridades ao futuro governador

Com o objetivo de organizar e sistematizar as 10 maiores prioridades do Rio Grande Sul, a Agenda 20/20 reuniu, quarta-feira (5), membros da sociedade civil e do poder público de diversas cidades gaúchas para compor o Caderno de Propostas que será entregue aos candidatos ao governo gaúcho. 


No encontro realizado em Porto Alegre, no Centro de Eventos da PUC-RS, lideranças discutiram as urgências de 10 áreas temáticas - agronegócio, cidadania e responsabilidade social, desenvolvimento de mercado e empreendedorismo, educação, gestão pública, infraestrutra, inovação e tecnologia, meio ambiente, saúde e segurança - para que o Estado volte a ser protagonista do desenvolvimento. 


Divididos em grupos, os participantes elencavam demandas e propostas. Posteriormente, os próprios integrantes, cada um com direito a cinco votos, decidiam as principais sugestões. As três mais votadas em cada grupo foram encaminhadas para uma equipe técnica da Agenda a fim de tabulá-las para formar o Caderno de Propostas, cujo conteúdo com as 10 prioridades será entregue aos postulantes ao Piratini no próximo dia 26, no auditório da PUC.


Presente no encontro, o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), Elton Gialdi, disse que a oportunidade reforça o caráter da participação da sociedade no processo de construção de um Estado mais pujante. "É importante estarmos unidos, ajudando o próximo governador no direcionamento do que realmente é importante ser feito para que o Estado do Rio Grande do Sul possa voltar a crescer e ser uma referência de desenvolvimento", disse Gialdi, que defendeu as propostas definidas na microrregião de Bento Gonçalves em infraestrutura, gestão pública, segurança e educação ao lado do prefeito em exercício, Aido Bertuol, do presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel, do presidente da Ascon Vinhedos, Adriano De Bacco, e do representante do Segh - Região Uva e Vinho, Eduardo Farina.


A Agenda 20/20 é um projeto da ONG privada Polo RS que objetiva reunir a sociedade gaúcha na busca para transformar a realidade do Rio Grande do Sul através da mobilização de lideranças de todos os segmento.