Notícias

Agosto inicia com ações solidárias em instituições de Bento Gonçalves

Iniciativas realizadas por meio da Parceiros Voluntários promoveram a entrega de alimentos ao Lar do Ancião, corte de cabelo a jovens do projeto Curumim e momentos de descontração no Hospital Tacchini

 

O gesto solidário de multiplicar boas ações ganha cada vez mais adeptos em Bento Gonçalves. Por meio da Parceiros Voluntários, pessoas físicas e jurídicas propagam iniciativas que estimulam a solidariedade e promovem um maior bem-estar social. O mês de agosto iniciou com várias atividades alinhadas a esse compromisso de engajamento em favor do coletivo.

Os idosos do Lar do Ancião iniciaram a semana de maneira animadora: a empresa Pórtico Ambientes Corporativos promoveu a entrega de 50 kg de alimentos à entidade no dia 06. Foram quase 60 moradores beneficiados pela iniciativa – todos com idade superior a 65 anos. “Ao recebermos uma palestra dentro da empresa, que chegou de forma gratuita, surgiu a ideia de seguirmos com a promoção da gentileza. Então procuramos a Parceiros para sabermos quais eram os locais que estavam precisando de doações”, comenta a gerente da loja, Daiane Pegoraro. A ação mobilizou todos os colaboradores da empresa, que atua desde 1999 no município.

Para o Lar do Ancião, a satisfação em receber esse auxílio é gratificante. “Isso vem a aumentar o nosso amor pela causa de atender os vovôs. Enriquece bastante o nosso trabalho”, conta Lourdes de Souza, presidente do Lar. “Plantar a semente dentro da empresa é um multiplicador”, complementa Simão Weschenfelder, coordenador da entidade.

No mesmo dia, meninos de 13 a 17 anos atendidos pelo projeto Curumim, mantido pelo 6º BCom de Bento Gonçalves, foram beneficiados com corte de cabelo oferecido pela Iva Espaço de Beleza. Cerca de 30 jovens receberam a iniciativa. Na terça-feira (07) foi a vez do Hospital Tacchini receber a corrente solidária encampada pela ONG. O Grupo de Humanização promoveu mais uma visita pelas alas da psiquiatria e oncologia da instituição. Para animar os pacientes, os músicos João Carlos Santos e Alan Cristian Prudente e as voluntárias Rozelia Vasques Ortiz e Neusa Maria Zanchetti percorreram as alas hospitalares utilizando-se da música como fator motivacional. “Nós sentimos a felicidade no olhar das pessoas. A música tem essa capacidade de transformar o dia de alguém”, comenta João. Retribuir o que a vida confere também é uma forma de agradecer pelos dons recebidos. “Como a música trouxe coisas muito boas para mim, não vejo porque não retribuir isso para quem mais necessita. Às vezes um acorde pode ser determinante para uma pessoa”, relata Alan.

Além da descontração promovida pelo grupo, lenços confeccionados por voluntários foram entregues aos pacientes em comemoração ao Dia dos Pais, celebrado no próximo final de semana.

 

O que é a Parceiros Voluntários

A Parceiros Voluntários é uma ONG implantada no município há quase 20 anos. Mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), atua em uma campanha permanente para incentivar o trabalho voluntário e inspirar novas parcerias. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas as suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 2105-1999.

 

Crédito das imagens:

Ação Pelotão Curumim: Divulgação

Demais imagens: Exata Comunicação