Notícias

Ajudar faz bem

 

Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves lança campanha para sensibilizar ainda mais a participação da comunidade

 

A solidariedade é capaz de transformar uma sociedade. E também de trazer bem-estar a quem ajuda. A Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves vai focar neste aspecto para cumprir sua agenda de trabalho em 2018, a fim de que suas ações ganhem cada vez mais adeptos. A proposta é explorar os benefícios proporcionados à saúde pela prática do voluntariado, sem deixar de lado o real propósito da ONG, de assistir quem mais precisa.

Pesquisas de universidades americanas comprovam que o trabalho voluntário é capaz de diminuir os níveis de estresse e ainda contribuir para uma vida mais feliz, já que melhora o humor em mais de 90% dos casos. “Muitas vezes as pessoas só precisam um pouco mais de informação para se dispor ao voluntariado, pois ajudar é da própria natureza do ser humano”, observa a coordenadora da Parceiros Voluntários em Bento Gonçalves, Angélica Somenzi.

As ações de sensibilização começaram ainda neste mês e seguem com intensa programação (veja quadro). O primeiro compromisso foi em 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Na data, uma equipe da ONG esteve na Via del Vino para esclarecer sobre as atividades ligadas ao voluntariado e, ainda, oferecer serviço de manicure, disponibilizada pela parceira Jane Beauty.

Outra oportunidade ainda mais direcionada para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Parceiros Voluntários será no dia 13, às 18h. Uma importante reunião para explicar o funcionamento da organização e sensibilizar novos voluntários irá ocorrer no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), mantenedora da ONG. “A reunião de conscientização é uma espécie de primeiro passo para quem quiser ser voluntário”, esclarece Angélica. A participação é gratuita e aberta à comunidade.

 

Próximas ações da Parceiros Voluntários

Dia 12, das 13h30min às 15h30min: Dia Da Mulher na ADEF, com serviços de beleza (Iva) e palestra com Beatriz Peruffo

Dia 26, durante a manhã - Maquiadoras da Jane na Oncologia do Hospital Tacchini

Dia 28, na parte da manhã - Corte de cabelo (Jane) na escola Felix Faccenda

 

O que é a Parceiros Voluntários

A Parceiros Voluntários é uma ONG implantada no município há quase 20 anos. Mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), atua em uma campanha permanente para incentivar o trabalho voluntário e inspirar novas parcerias. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas as suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar. No caso das empresas, a Parceiros Voluntários tem um programa que auxilia no planejamento e execução de ações sociais em benefício da comunidade com a participação direta dos seus colaboradores. As ações variam conforme o interesse de cada instituição: voluntariado individual, reforma de espaços, bingo com idosos, piquenique com crianças, captação de materiais para entidades e caminhadas por causas sociais são alguns dos exemplos. Mais informações podem ser obtidas pelo (54) 2105-1999.