Notícias

Missão empresarial visita vindima em Mendoza na Argentina

Missão empresarial visita vindima em Mendoza na Argentina

     Inspirados pelo desejo de devolver à comunidade de Bento Gonçalves a grandiosidade da Fenavinho – que em 2017 relembra os 50 anos da realização de sua primeira edição – um grupo de empresários e representantes do poder público estiveram na Argentina, acompanhando a programação da Festa Nacional da Vindima. Sediada em Mendoza, é considerada uma das mais relevantes atividades mundiais nesse segmento, acumulando 75 anos de tradição.

     Em 2011, a revista National Geographic elegeu a celebração como a segunda manifestação cultural mais importante do mundo, atrás apenas do “Dia de Ação de Graças”, nos EUA. Sua programação tem desfiles, festivais populares e espetáculos artísticos de luz e sons, entre outros atrativos – conjunto reconhecido como referência também nos critérios receptivos e de organização.

     Aproveitando a oportunidade para a troca de experiências e vivências, integraram a comitiva o presidente do CIC-BG, Laudir Piccoli; além dos diretores Elton Gialdi e Diego Bertolini, e os conselheiros da entidade Jordano Zanesco e Leonardo Giordani. Também acompanharam a visita técnica o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e o secretário Municipal de Turismo, Gilberto Durante. Lá, foram recepcionados pelo Ministro da Agricultura da Argentina, Ricardo Buryaile. A agenda de trabalho teve, ainda, espaço reservado para a prospecção de alianças e parcerias.

     “Ficamos bastante impressionados pelo grau de excelência que a festa da vindima de Mendoza oferece aos visitantes, sem dúvida inquestionável. Por outro lado, tivemos, também, a certeza da capacidade que Bento Gonçalves tem para sediar, novamente, um evento temático de alto padrão como a Fenavinho, resgatando a representatividade de um projeto de fundamental importância, tanto no passado quanto atualmente, para o desenvolvimento econômico da região. Para tal, o apoio, envolvimento e engajamento da comunidade são indispensáveis”, destaca o presidente do CIC-BG, Laudir Piccoli.

      A visita técnica foi uma das ações que integram o projeto de homenagem ao cinquentenário da realização da primeira edição da Fenavinho em Bento Gonçalves, em 1967. Ao longo deste ano, 50 atividades temáticas devem ocorrer, em diversos segmentos, rememorando a data.