Notícias

CIC-BG começa a operar em nova sede

Entidade concluiu transferência de estrutura administrativa nesta semana

 

Ano novo, vida nova para o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). A equipe concluiu nesta semana a transferência de sua estrutura administrativa para a nova sede, inaugurada em novembro, a poucos metros de seu antigo ponto de operação, também junto ao Parque de Eventos.

O início da atuação no prédio demarca um novo ciclo para o CIC. Moderno e multifuncional, o espaço oportunizará melhores acomodações a demandas da entidade e dos associados, mas principalmente reforçará seu caráter associativo, premissa de sua criação há mais de 100 anos.

Ao lado de associações parceiras, as moveleiras Movergs e Sindmóveis – que passam a operar conjuntamente ao CIC no agora denominado Centro Empresarial de Bento Gonçalves –, o órgão representativo dos empresários ganha mais corpo para cumprir suas obrigações. “Este prédio já nasceu com esse caráter coletivo, porque juntou três entidades com um único propósito, o de criar um local de mútuo associativismo. É assim que pensamos a cidade e os desafios que fazem parte dela, só somando esforços conseguiremos vencê-los”, diz o presidente do CIC, Elton Gialdi.

O Centro Empresarial é mesmo um grande demonstrativo dos segmentos econômicos de Bento Gonçalves. Não só as entidades moveleiras – expressão da maior força econômica da cidade – e o CIC operam no prédio. A Ascon, o Segh, o Simplav e o Sindibento, respectivamente representantes dos setores da construção civil, do turismo, do plástico e do transporte, adquiriram salas no imóvel, cuja área construída é de mais de 5 mil metros quadrados.

O complexo, localizado na Rua Avelino Luiz Zat, 95, bairro Fenavinho, conta com quatro pavimentos que abrigam área administrativa, salas e auditório para 700 pessoas, além de elevadores e garagem coberta. O investimento alocado no edifício, incluindo a aquisição do terreno onde está instalado, ultrapassa os R$ 17 milhões.

A nova sede do CIC-BG é um espelho de Bento Gonçalves. Em suas paredes, imagens da cidade e de sua força fabril estampam a pujança econômica e a vocação turística do município que a entidade ajudou a representar, trazendo dividendos em infraestrutura, competitividade e dinamismo há mais de 100 anos. Por isso, a escolha da tradição como elemento norteador dos ambientes que se espalham por uma estrutura de 421 m² no Centro Empresarial, à base de cores neutras e detalhes em pedra, representando a solidez da instituição. Na área de convivência, duas TVS de 49 polegadas mostram imagens institucionais e uma linha do tempo da ExpoBento, que será atualizada conforme as novas edições irão ocorrendo – poltronas e uma cozinha funcional integradas fazem parte deste ambiente. Essa área também dá acesso às salas de reuniões. São quatro espaços temáticos – Sala Indústria, Sala Comércio, Sala Serviços e Sala 100 Anos – que estão equipados com iluminação adequada e forro acústico para os associados poderem usufruir e fazer suas reuniões.

A sala principal, chamada Sala CIC, tem capacidade para 30 pessoas e está dotada de equipamentos como tela retrátil e persianas automatizadas, além de painéis que contam a história da entidade através das décadas. A maior área do complexo destina-se à equipe de trabalho, com um conceito que é a própria gênese do CIC, o associativismo: uma grande mesa em que todos os setores da entidade