Notícias

Observatório Social destaca importância do monitoramento das contas públicas em reunião no CIC-BG

 

Órgão é aliado da sociedade na verificação do destino dos recursos públicos. Comunidade é convidada a voluntariar

 

O emprego de verbas e recursos em benefício coletivo é tarefa confidenciada aos gestores públicos –, porém, é direito – e dever – da sociedade verificar o andamento do processo. Engajado no desafio de sensibilizar a população a participar desse importante exercício de cidadania, o Observatório Social de Bento Gonçalves vem mostrando os retornos positivos de sua atuação em favor da comunidade.

Exemplo dessa força-tarefa pela disseminação dos resultados conquistados ocorreu no fim da tarde de 23 de abril, quando o presidente do órgão, Daniel Amadio, apresentou os trabalhos à diretoria do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). A explanação foi oportunidade de mostrar que a existência do Observatório Social cumpre papel determinante para o bom andamento das contas públicas e, consequentemente, da qualidade dos serviços sociais.

Em Bento Gonçalves, o órgão opera desde 08 de dezembro de 2016. De lá para cá, a organização foi ganhando forma e cada vez mais colaboradores. Atualmente, o OSBG tem 10 mantenedores que garantem a sua sustentabilidade. Além disso, conta com outros colaboradores que apoiam o projeto por reconhecerem a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando para que consigamos cada vez mais voluntários, pois o trabalho de monitoramento exige bastante tempo e dedicação”, aponta o presidente.

O Observatório trabalha com quatro eixos de atuação fundamentais: o da gestão pública, o de educação fiscal, com palestras de conscientização sobre a importância do trabalho, o de ambientes de negócios, com capacitações a gestores, e de transparência, averiguando portais públicos.

 

As contas bento-gonçalvenses

O programa de monitoramento do OSBG divide-se em duas frentes: as contas do poder legislativo e as do poder executivo. Dentro deles, subprogramas auxiliam no processo de verificação dos recursos. Até o momento, o observatório não consegue atender todos eles, mas a expectativa é de que, com uma maior estruturação, será possível realizar as ações por completo.

Outro aspecto no qual o observatório auxilia é a questão do incentivo para que empresas do município participem mais dos processos licitatórios. “80% das vendas de serviços são feitas para empresas de fora de Bento Gonçalves. Muitas vezes a burocracia emperra as tratativas para entrar no processo e isso impossibilita um ciclo econômico interno”, conta Amadio.

Em nível de exemplo da eficiência do trabalho realizado pelo observatório, de setembro a dezembro de 2017 foram economizados mais de três milhões de reais do poder executivo. Nesse montante, está o caso do remédio Atenolol 50mg, que, a princípio, iria ser licitado por 0,35 centavos, enquanto o valor real era de 0,032 centavos. Somente com esse caso foram poupados quase 56 mil reais. “Muitas vezes por pequenos erros de digitação muito dinheiro é empregado erroneamente, ocasionando uma desproporcionalidade entre o que é gasto e o que realmente é adquirido”, relata Daniel.

Contudo, esse monitoramento não interfere na boa relação com os gestores públicos. “Sempre tivemos um bom diálogo com os poderes, pois todos nós entendemos que um complementa o outro”, afirma.

 

Como ajudar o OSBG

Além de toda uma diretoria, o Observatório Social conta, em sua sede, com uma coordenadora, uma estagiária e sete voluntários. Porém, mais reforço é necessário. Por isso, na reunião com a CIC-BG, o presidente solicitou o apoio da entidade e da comunidade no geral. A pretensão é que mais dois estagiários possam ser contratados e que mais voluntários se disponibilizem a participar. “Nós aceitamos a contribuição de pessoas físicas também, pois é de extrema importância que façamos algo a mais pela coletividade”, convida o presidente.

O Observatório Social de Bento Gonçalves fica localizado no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, no bloco H, sala 108. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (54) 3452-7411 e 98432-9337 ou pelo e-mail bentogoncalves@osbrasil.org.br.