Notícias

Bento cria vagas em todos os setores em agosto

Bento cria vagas em todos os setores em agosto

Desde fevereiro município não registrava tal desempenho, como mostra OECON do CIC-BG

 

Pela primeira vez desde fevereiro, Bento Gonçalves registrou, em agosto, criação de postos de trabalho em todos os setores econômicos, contabilizando 338 empregos formais, segundo dados do Novo Caged. Os números analisados pelo Observatório da Economia (OECON) do CIC-BG mostram que a indústria foi quem mais contribuiu para esse panorama, com 76% das vagas, seguido pelo comércio (12%) e pelo setor da construção civil (9%).

Agosto foi o segundo mês de alta consecutivo na criação de vagas – somadas com julho, o saldo fica em +570. “Além disso, no acumulado de março a agosto, mesmo com 1.766 empregos a menos, identifica-se uma melhora de 24% na comparação com o saldo de março a junho (-2.336), quando o número chegou ao seu nível mais negativo”, comenta Fabiano Larentis, professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e integrante do OECON.

Embora de janeiro a agosto o saldo no município seja de -645, a indústria já registra, no acumulado do ano, saldos positivos depois de ser o setor mais atingido pela pandemia entre março e junho, com 1.082 empregos a menos.

A recuperação na geração de postos de trabalho em agosto também se observa no Estado, onde o mês fechou com +7.228 empregos – quase quatro vezes maior que o saldo do mês anterior –, e no país, com a criação de quase 250 mil vagas. 

A íntegra da avaliação do OECON pode ser lida neste link.