Notícias

Bento Gonçalves supera o total de empregos formais de 2019, mostra OECON do CIC-BG

Bento Gonçalves supera o total de empregos formais de 2019, mostra OECON do CIC-BG

Pelo quarto mês consecutivo, cidade registra saldo positivo de vagas

O mês de outubro reiterou a tendência de retomada da economia no período da pandemia, fechando com 470 empregos formais. Essa foi a terceira melhor performance do ano – atrás apenas de janeiro (+635) e fevereiro (+474), meses pré-pandemia –, mas a melhor desde março, quando se iniciou o surto da covid-19.

Essa, no entanto, não é a única boa notícia que vem da análise do Observatório da Economia do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), tendo por base os dados do Novo Caged. Com esses números, Bento Gonçalves registra saldo positivo de vagas tanto pelo quarto mês consecutivo como no acumulado do ano (124) e já supera o total de empregos formais de todo o ano passado.

São 44.401 empregos formais em 2020 (até outubro), diante dos 44.277 computados em 2019. "Se o ritmo de crescimento de geração de empregos identificado nos últimos meses permanecer, a tendência é de superarmos o patamar de fevereiro de 2020, o maior volume da série, em janeiro de 2021", projeta Fabiano Larentis, integrante do OECON e professor de pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O saldo positivo de 470 vagas em outubro teve contribuição principalmente da indústria (257) e do comércio (139). No acumulado de março a outubro, mesmo com 986 empregos a menos, representa um avanço de 31% na comparação com o período de março a setembro. Essa melhoria é de 58% quando comparada ao acumulado de março a junho, o ápice do saldo negativo durante a pandemia no município.

Veja mais sobre a análise dos dados do Novo Caged, incluindo pareceres sobre o desempenho dos empregos no Estado e no país, clicando aqui para acessar a íntegra do estudo.