Notícias

Capacitação desperta gestores para aplicar mudanças na condução dos seus negócios

Conheça os relatos de quem participou do Empretec, promovido neste ano pelo CIC-BG, e alcançou novos resultados

Se, diante de uma crise, você tivesse que decidir entre desistir do sonho do negócio próprio ou se reinventar a partir de práticas em busca de melhores resultados, qual alternativa escolheria? Certamente, a segunda opção, não é mesmo? Ainda mais com o benefício extra de adquirir novos aprendizados não só para o seu empreendimento, mas para toda a vida.

Essa oportunidade de transformação no pensamento empreendedor é o que oferece o Empretec 2021. Oferecido pela Organização das Nações Unidas no mundo todo, o seminário ocorre no Brasil há 26 anos, ultrapassando os 250 mil participantes. Em 2021, será promovido em Bento Gonçalves pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços em parceria com o Sebrae, com aulas entre os dias 27 de setembro e 02 de outubro de 2021, na sede do CIC-BG. O curso tem duração de seis dias, compondo uma imersão empreendedora, discutindo e aplicando práticas fora do comum ou convencional no ramo empresarial, seja pequeno, médio ou grande negócio. Os resultados obtidos por quem já participou explicam o grande diferencial que a experiência Empretec pode trazer a quem gere o próprio negócio.

"Sou Empreteca com muito orgulho desde 2018. Quando finalizei o seminário, passei a utilizar as experiências que obtive diariamente. Durante essa pandemia tive que me 'redesenhar' e inovar para continuar sendo empreendedora. O Empretec me ensinou que não adianta fazer mais do mesmo, precisamos sempre inovar. O seminário foi algo que certamente lembrarei para o resto da vida: todas as dificuldades, cansaço e dúvidas só me fortaleceram e, hoje, me vejo muito mais forte e capaz do que quando entrei nessa jornada", afirma Fernanda Carniell, empresária e proprietária da Romana Decorações e da Vegettária, duas empresas de ramos diferentes. Atuante inicialmente no ramo de eventos, com a impossibilidade de trabalhar durante a pandemia, Fernanda se reinventou em outra área e arriscou um novo negócio. Hoje, colhe os frutos a partir de muita dedicação e dos aprendizados durante o Empretec.

            O exemplo de Fernanda faz parte de uma pesquisa recente sobre os resultados das empresas participantes da imersão. Os números indicam que 79% dos empreendimentos tiveram aumento no volume de vendas, 80% de aumento nos lucros e 73% confirmaram uma aplicabilidade dos aprendizados adquiridos. O Empretec tem efetividade não somente em períodos de mudanças e incertezas. Em um cenário de desafio, como o início da carreira empreendedora, a imersão atua como um guia mostrando os caminhos que podem levar um empreendimento iniciante ao sucesso.

            "Participei do Seminário Empretec ainda em 2015, época em que estava no início de minha jornada empreendedora e buscava me desafiar e crescer profissionalmente. E foi justamente o que encontrei: desafios e desenvolvimento de competências essenciais para quem está buscando empreender ou que já está imerso neste universo. Pela minha vivência e pelo que presenciei de outros colegas participantes, o Empretec tem o poder de despertar características extremamente necessárias aos que querem se aventurar no mundo do empreendedorismo e validar estas competências. Esse processo pode ajudar a tomar decisões profissionais importantes. É investimento na sua carreira", define Letícia Vanzin Domingues, empreendedora e, atualmente agente local de inovação do Sebrae.

            As inscrições para o Seminário Empretec estão abertas. Para mais informações, acesse o site do CIC-BG www.cicbg.com.br ou contate pelo telefone 54 2105-1999.