Notícias

Carta aos setores da indústria, comércio e serviços de Bento Gonçalves

Carta aos setores da indústria, comércio e serviços de Bento Gonçalves

 

Estamos passando por um momento sem precedentes em nossa história – situação que muito nos preocupa, e que, principalmente, nos obriga a agir de forma rápida, assertiva e preventiva com o intuito magno de preservar vidas. Praticar a reclusão social é um ato de responsabilidade que precisa ser exercitado por todos, em adição às açõesprotetivas que vem sendo largamente recomendadas pelas autoridades e órgãos de saúde.

É nosso dever, enquanto cidadãos, cumprirmos e apoiarmos o Decreto Municipal nº 10.472, emitido pela Prefeitura de Bento Gonçalves no dia 20 de março de 2020, prevendo a suspensão temporária das atividades da indústria, comércio e serviços. O momento exige sacrifícios coletivos, como esse, para coibir o avanço do coronavírus e evitar que os efeitos da pandemia do COVID-19 sejam devastadores em nossa cidade e região.

Ainda não é possível mensurar o impacto desse acontecimento em nossos negócios – mas é certo que haverá consequências negativas com as quais precisaremos lidar em todos os setores produtivos. O CIC-BG solidariza-se aos empreendedores de bento-gonçalvenses diante dessa adversidade e, mais do que isso, em sua condição representativa, está trabalhando para identificar medidas capazes de amenizar o estrago econômico causado pelas – necessárias – paralizações.

A entidade está participando de articulações e tratativas em busca de compensações financeiras em favor das empresas. Em aliança com outras entidades nacionais, estaduais e regionais, estamos travando diálogo com autarquias Federais, Estaduais e Municipais pela consecução de medidas de apoio como a suspensão da cobrança de impostos, redução de taxas, ampliação das linhas de financiamento, adequações na legislação trabalhistas, entre outras. Esperamos, em breve, anunciar conquistas positivas e que estimulem a recuperação de nossas empresas.

Em outra frente de ação, o CIC-BG vem exercendo de forma expressiva seu papel social, participando e contribuindo ativamente com o projeto municipal de ampliação da capacidade hospitalar para atender, de forma emergencial, aos infectados pelo coronavírus. A entidade está encabeçando parte fundamental do trabalho de captação de recursos junto à iniciativa privadapara uma obra que resultará em 40 novos leitos para o tratamento de pacientes no município.

Agora, a hora é de unirmos forças – para superarmos a pandemia e, então, reerguermos nossas empresas, para que voltem a ocupar seu tradicional papel de propulsoras do desenvolvimento de Bento Gonçalves e região.

 

Grato pela atenção

 

Rogério Capoani, presidente do CIC-BG