Notícias

Casa Valduga alia tradição e tecnologia na elaboração de vinhos finos

Casa Valduga alia tradição e tecnologia na elaboração de vinhos finos

De tradição quase que cinquentenária, a Casa Valduga Vinhos Finos é uma das principais vinícolas do país. Embora sua fundação tenha ocorrido em 1973, a história da empresa começa bem antes. No ano de 1875, com a chegada da família Valduga ao Brasil (vindos da cidade de Rovereto, ao norte da Itália), os imigrantes trouxeram na mala a paixão pelo vinho e o desejo de prosperar. Foi assim que cultivaram os primeiros parreirais no coração do que hoje é o Vale dos Vinhedos.

Mais de um século e quatro gerações depois, o sonho de construir uma vinícola referência no Brasil se tornou realidade – aliando tradição e tecnologia para modernizar a elaboração de vinhos finos. Com o tempo, a vinícola familiar transformou-se no Grupo Famiglia Valduga, reconhecido internacionalmente pela qualidade dos seus produtos e pelos prêmios conquistados pelo mundo. Atualmente, o grupo é formado por seis empresas e administrado pela família, mantendo viva a paixão pelo cultivo da uva.

A vinícola é inspirada na máxima de seu patriarca e fundador, Luiz Valduga: “antes de fazer duas garrafas de vinho, faça uma, mas bem feita”. Pela qualidade reconhecida, se tornou pioneira na introdução do enoturismo no Vale dos Vinhedos, iniciando o Complexo Enoturístico em 1992 e possibilitando aos turistas um contato com o mundo do vinho e com todos os costumes relacionados à cultura dos primeiros imigrantes italianos da região. A experiência apresenta aos seus visitantes uma imersão no mundo da uva e do vinho com visitações, cursos e experiências, como o projeto Singolare – uma programação ímpar, em que o apreciador pode se tornar enólogo por um dia, elaborando seu próprio vinho.

Durante a pandemia, o grupo readaptou sua estrutura para atender ao público e garantir a segurança sanitária de seus colaboradores. E foi além: ao passo que fortalecia as ações de e-commerce, com frete grátis no ápice da pandemia, a empresa firmou uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e empresas locais para a transformação de 47 mil litros de vinho, considerados inaptos para consumo e comercialização, em álcool 70%. A vinícola realizou gratuitamente o processo de destilação do produto. Foram produzidos cerca de sete mil litros de álcool líquido, que foram destinados à Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves para desinfecção de superfícies.

Mais informações sobre a Casa Valduga podem ser obtidas pelo telefone (54) 2105.3122, e-mail faleconosco@casavalduga.com.br ou no site www.casavalduga.com.br.