Notícias

CIC-BG debate benefícios do financiamento à cultura para a iniciativa privada

CIC-BG debate benefícios do financiamento à cultura para a iniciativa privada

 

Secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araujo, fala a empresários no dia 6 de novembro

 

A possibilidade de renúncia fiscal como forma de fomentar a cultura será um dos temas da palestra-café que a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo, fará no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), no dia 6 de novembro, próxima quarta-feira, às 8h.

Na conversa “Financiamento à Cultura: os benefícios e ganhos que a iniciativa privada pode obter com o incentivo à cultura”, Beatriz abordará os atuais instrumentos disponíveis para patrocinar eventos e ações culturais, a participação da iniciativa privada e as mudanças previstas. Basicamente, hoje o Estado disponibiliza dois mecanismos de fomento através do Pró-Cultura RS, um pela Lei de Incentivo à Cultura, que oferece benefício fiscal para as empresas financiadoras, e outro pelo Fundo de Apoio à Cultura, com repasses diretos do Estado.

Beatriz também falará sobre como a classe empresarial pode se envolver mais com as questões culturais e quais benefícios, além dos fiscais, ela pode obter. Ainda, a secretária tratará a respeito dos ganhos sociais atrelados às iniciativas culturais, uma forma eficaz de trazer ganhos também para áreas que consomem grande investimento do Estado, como educação, saúde e segurança.

A palestra faz parte da caravana de interiorização da Sedac. Em Bento, a secretária vai despachar da Fundação Casa das Artes. “A interiorização é para descentralizar as ações de governo e se aproximar de gestores e secretários de Cultura do município e da região, ouvindo as demandas no sentido de construir e aperfeiçoar as políticas públicas de cultura do Estado”, explica Beatriz.

A participação é gratuita, mediante inscrições que devem ser feitas no site do CIC-BG. As vagas são limitadas.

 

Serviço

O quê: palestra-café “Financiamento à Cultura: os benefícios e ganhos que a iniciativa privada pode obter com o incentivo à cultura”, com a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo

Quando: dia 6 de novembro, às 8h, com café da manhã

Onde: Salão de Eventos, no CIC-BG - Centro Empresarial de Bento Gonçalves (Luiz Avelino Zat, 95)

Quanto: gratuito

Inscrições: www.cicbg.com.br/eventos

Informações: (54) 2105.1999