Notícias

CIC-BG debate o caminho para a saúde financeira dos negócios em live

Transmissão no dia 22 de junho terá especialistas da Sicredi Serrana

 

A pandemia impactou diretamente nos negócios e na saúde financeira das empresas, exigindo dos empreendedores um esforço extra no planejamento das contas. Por isso, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) promove uma live sobre o tema "Mais educação financeira: o caminho da saúde financeira para o seu negócio" com especialistas da Sicredi Serrana na segunda-feira (22), às 11h, com transmissão pelo perfil da entidade no Facebook (facebook.com/cic.bg).

Na conversa, o assessor de Negócios Pessoa Jurídica, Allan David, e o assessor de Programas Sociais da Sicredi Serrana, André Luis Thums, discorrem a respeito dos caminhos que levam para a saúde financeira dos negócios. O encontro terá mediação da diretora da área de Pequenas Empresas do CIC-BG, Bruna Cristofoli.

David diz que uma empresa saudável financeiramente é aquela que consegue equilibrar recursos para as pessoas jurídica e física. Para ele, a pandemia trouxe diversas situações que impactaram na saúde financeira dos negócios. Uma delas foi o fechamento temporário das atividades, o que as obrigou a se reinventar para continuar vendendo. Outro foi o freio no consumo das famílias, que passaram a priorizar itens essenciais, devido ao pessimismo, incerteza e falta de renda. "Isso impactou diretamente nas vendas e, consequentemente, na sustentabilidade do negócio, pois os custos fixos permaneceram, mesmo sem vendas", aponta.

A organização financeira, portanto, é essencial na caminhada em busca de um equilíbrio nas contas. Thums sabe que para muitos brasileiros é difícil pensar no amanhã, mas algumas dicas podem facilitar a vida do empreendedor. Sua primeira dica é registrar tudo que entra e sai na empresa. Esse é um exercício que deve ser feito durante um período considerável de tempo para identificar contas fixas e outras que precisam ser pagas conforme a produção ou a venda. "Feito isto, o empreendedor pode começar a projetar o que terá nos próximos meses, seja a despesa ou a receita", antecipa Thums.

Organizar as contas por data de vencimento, separar contas da pessoa física e da pessoa jurídica e estabelecer preço de venda são outras dicas que serão aprofundadas na live com os especialistas do Sicredi, assim como alguns produtos para auxiliar o empresariado neste momento. Além de ofertas de crédito, por exemplo, a instituição financeira foca em questões pontuais para cada empresa e estabeleceu parceria com entidades que fornecem cursos de formação e planos de recuperação empresarial quando preciso.

 

Serviço

O que: live "Mais educação financeira: o caminho da saúde financeira para o seu negócio", com Allan David e André Luis Thums, da Sicredi Serrana. Mediação de Bruna Cristofoli

Quando: dia 22 de junho, às 11h

Onde: Facebook do CIC-BG (www.facebook.com/cic.bg)