Notícias

CIC-BG reúne informações em site para estimular responsabilidade no retorno às atividades

CIC-BG reúne informações em site para estimular responsabilidade no retorno às atividades

Reforçando seu trabalho de conscientização dos setores produtivos quanto à necessidade da adoção coletiva das medidas protetivas recomendadas pelos órgãos de saúde para coibir a proliferação do coronavírus, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) criou uma página que concentra informações relevantes acerca do tema: o domínio www.retornoresponsavel.com.br. 

A plataforma é um canal que reúne orientações relevantes, além de ser um canal para divulgar e registrar ações e campanhas das 15 entidades envolvidas neste projeto, cujo foco é despertar a responsabilidade individual para o bem-estar social coletivo. "Este não é apenas um compromisso da indústria, do comércio ou do poder público. A responsabilidade para que tenhamos segurança nesta retomada econômica é de todos, e isso parte de cada um de nós, da maneira como nos comportamos protetivamente tanto no trabalho quanto nos nossos momentos fora dele", opina o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani.

O endereço eletrônico também armazena documentos importantes, como protocolos de segurança para empresas, tanto para a indústria quanto para o comércio, além de e-books, como o editado com as principais alterações pertinentes à legislação trabalhista ocasionadas pela pandemia. Além disso, o site funciona como suporte fixo ao projeto coletivo #retornoresponsavel, que conta com a participação de associações e entidades.

Essa é mais uma campanha que demonstra o envolvimento coletivo de associações e sindicatos, aos moldes da ação criada para a construção de 40 leitos na UPA a fim de ampliar o atendimento aos doentes da covid-19. O movimento Unidos por Bento captou mais de R$ 700 mil em recursos, que foram utilizados para as obras de ampliação da estrutura de saúde, para a aquisição de testes de covid-19 e de EPIs e uma parte para o desenvolvimento da campanha #retornoresponsavel. "Desde o início sempre tivemos muito claro que a adesão de todos os setores da sociedade seria fundamental para termos sucesso na retomada. Esse trabalho ficou facilitado com o decreto que obrigou o uso da máscara na cidade, mas decidimos continuar com a campanha pois também influenciamos as pessoas a partir do exemplo, e não só do discurso", diz Capoani.

Além do CIC-BG, assinam a campanha Ascon Vinhedos, CDL-BG, Consepro, Movergs, OAB Bento Gonçalves, SEGH Uva e Vinho, Simmme, Simplavi, Sindal, Sindibento, Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Sindilojas/BG, Sindmóveis e Sirecom/BG. Para acessar, o endereço é www.retornoresponsavel.com.br