Notícias

CIC-BG se manifesta sobre Carta aos Gaúchos da Federasul

Manifestação Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG)

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) faz coro às associações empresariais que demonstram seu descontentamento com a reforma tributária proposta pelo governo gaúcho.

Acreditamos que, além de descontextualizado da realidade de milhares de empreendimentos e de trabalhadores, o texto vem travestido de vícios que há décadas e mais décadas persegue a sociedade brasileira: o aumento de impostos.

O CIC-BG expressa seu repúdio à intenção de tirar ainda mais renda do trabalhador, majorando itens vitais como pão, carne, leite e medicamentos e, para nós da Serra, o vinho, um de seus mais notáveis produtos. A taxação de IPVA para donos de veículos a partir de 20 anos e o aumento da carga tributária a milhares de empresas classificadas no Simples Gaúcho também ferem a dignidade de quem se sacrifica dia a dia para conseguir manter a renda familiar. Tudo isso em meio a uma situação sem precedentes na história moderna, na qual a pandemia do coronavírus ceifou milhares de postos de trabalho e arruinou micro e pequenos negócios, muito por conta do equivocado sistema de bandeiramento que penalizou os setores produtivos com seu abre e fecha.

Defendemos, sim, uma verdadeira reforma tributária, na qual sejamos convidados a opinar e que, principalmente, promova a simplificação de impostos de forma a desonerá-los, trazendo competitividade a empresas que, assim, podem ofertar renda e trabalho e arrecadação ao Estado pelo aumento da produtividade.

Da forma como está posto, esse projeto só traz desconfiança de que mais uma vez caberá ao povo, em seus mais diversos estratos sociais, pagar a conta para manter o Estado funcionando, sem o devido retorno para que tenhamos infraestrutura, saúde, educação e segurança de qualidade.

 

 

Clique aqui para ler o documento da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul - FEDERASUL