Notícias

CIC convoca eleitores para a Consulta Popular

Ferramenta utilizada pelo governo para convocar a sociedade a fim de definir prioridades para investimentos do Executivo, a Consulta Popular tem eleição agendada para os dias 1, 2 e 3 de agosto em todo o Rio Grande do Sul.

 

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves considera a participação da sociedade fundamental, pois a Consulta Popular é um instrumento democrático no qual o povo tem um grande poder de decisão. “Todos sabem das dificuldades pelas quais o Estado atravessa. Ter a oportunidade de estar na lista de investimentos do governo é algo que não podemos perder, pois assim estaremos gerando renda e emprego para a cidade”, comenta o presidente do CIC-BG, Laudir Piccoli.  

Cada região, por meio de assembleias realizadas durante o ano pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), definiu suas prioridades. Na Serra, são seis, e cada eleitor deverá escolher apenas uma delas (veja lista abaixo). As cédulas já estão disponíveis na internet, para conhecimento, pelo site https://vota.rs.gov.br/ballot.

Para votar, é necessário ter em mãos o número do título eleitoral. A votação poderá ser feita pela internet, através do site https://vota.rs.gov.br/register, nos pontos físicos – Hospital Tacchini, Prefeitura e 16CRE– ou via SMS para o número 29000, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10). A votação na internet será da 0h às 23h59min nos dias 1, 2 e 3 de agosto. Outras informações com o Corede/Serra, pelo telefone (54) 3218.2645.

 Para o processo da Consulta Popular 2017, o governo vai destinar R$ 60 milhões do orçamento anual, R$ 10 milhões a mais do que no ano anterior.

 

Os projetos:

- Minas e Energia: expansão da rede trifásica

- Desenvolvimento Rural: projetos de implantação de internet na zona rural

- Saúde: apoio aos hospitais de alta complexidade e microrregionais

- Desenvolvimento Econômico: criação de APLS em segmentos tradicionais, bem como fortalecimento dos arranjos produtivos locais existentes.

- Educação: capacitação dos professores para trabalhar as quatro habilidades: ler, escrever, interpretar e calcular – processo pedagógico orientado para uso de tecnologia

- Cultura, Turismo e Esportes: projetos de regionalização do turismo