Notícias

Com a autoestima mais bonita

Iva Espaço de Beleza proporcionou dia especial a estudantes da rede municipal de ensino

 

 Eles foram ao salão para ficarem mais bonitos. E voltaram para casa, também, mais belos por dentro.  Muitos dos 49 jovens que participaram do encontro proporcionado na terça-feira (27) pela Iva Espaço de Beleza, em conjunto com a Parceiros Voluntários, nunca tinham estado em um salão similar. “Estou adorando, achando maravilhoso, porque é minha primeira vez”, disse Chaiane Gomes Martins, 14 anos, estudante do 9º ano do CAIC, no Zatt.

Assim como os colegas com idades entre 10 e 15 anos, de oito escolas da rede municipal de ensino, a jovem passou o dia nessa atividade especial após ter sua carta selecionada entre as 158 que chegaram para Iva Vivan, proprietária do salão. “Eram para ser 30, por conta da comemoração de nossas três décadas de atuação, celebradas no ano passado. Mas os relatos foram tão tocantes que acabamos abraçando outras 19 crianças”, lembra.

A ação fez parte da campanha chamada 30 Anos de Solidariedade. Iva integra o projeto Voluntário Pessoa Jurídica, iniciativa da Parceiros que incentiva as empresas a serem agentes de transformação social. O trabalho envolveu escolas selecionadas pela Parceiros Voluntários, que receberam uma ficha de inscrição direcionada aos alunos. Os interessados precisavam dar respostas a duas perguntas: “por que eu devo ganhar um dia de beleza?” e “por que eu mereço ser selecionado?”.

 “Nem lembro o que eu escrevi”, disse Jean Weber, 15, sorrindo, mas logo intervindo: “eu gosto de me arrumar”. Dava para perceber. O estudante do 9º ano da Escola Maria Benini, no Vila Nova, assina um estilo tipo rapper, com boné do Raiders, camisa larga e look preto.  No meio da manhã, Jean ainda estava em dúvida sobre o tratamento visual pretendido. “Acho que talvez cortar o cabelo, um corte diferente”, falou. Mas ele não estava preocupado apenas com isso. Queria, também, ouvir a palestra sobre autoestima com a psicóloga Cristiane Puerari, pois achava que seria bom para sua timidez.

 

Valorização

Cristiane fez alguns exercícios com os jovens. Em dupla, os deixou frente a frente, como se estivessem falando com um espelho. Pediu para que cada um dissesse frases positivas sobre o outro. Depois, entregou pedaços de papeis verde e branco. Solicitou que escrevessem características boas no verde e aquelas que gostariam de se livrar no branco. Então, numa fogueira, queimaram os papeis brancos. E guardaram os verdes, numa sacola, para levar para casa junto a outros que eles escolhiam na “tenda da autoestima”, com dizeres como “otimismo”, “força de vontade” e “esperança”.

“Na idade que eles estão, eles olham muito o outro, a aceitação do grupo. Por isso fiz a brincadeira do espelho, para eles verem aquilo que têm de bom. Então, minimizamos essa carga negativa que muitos expuseram nas cartinhas para fortalecer as positivas. Basicamente foi uma brincadeira de transformação”, comentou a psicóloga.

 Voluntariado que se espalha

Se gentileza gera gentileza, voluntariado gera voluntariado. Assim que a ideia de oferecer um dia de beleza para as crianças foi se espalhando entre os clientes do salão da Iva, os próprios começaram a querer ajudar. Iva recebeu biscoitos, café e até cupcakes para distribuir aos jovens.

O dia foi mesmo de acarinhar os estudantes. O espaço foi fechado para atendimento exclusivo a eles. Além da palestra e dos cuidados com a beleza (corte, penteado, maquiagem, manicure e pedicure para as meninas e cabelo e barba para os meninos), eles receberam transporte e almoço, em parceria, respectivamente, com a Transporte Santo Antônio e o Restaurante Botafogo.

“Para mim é uma forma de agradecer, nunca pedi nada, sempre agradeci o que aconteceu comigo. Eu também não tinha condições, então quero mostrar que com empenho a gente chega lá”, contou Iva, que também distribuiu kits de beleza para a gurizada.

No encerramento do encontro, por volta das 17h, houve tempo para surpresas. Duas meninas que haviam completado 15 anos foram vestidas como princesas, um desejo manifestado nas cartinhas e atendido por Iva e a Mont Blanc Noivas. Um dos meninos, vestido de príncipe, acompanhou a ação. E todos ainda assistiram à apresentação de Johnny Presley, o cover de Elvis encarnado pelo bento-gonçalvense Jonas Iunes.

 

Como participar

O Programa Voluntário Pessoa Jurídica incentiva o envolvimento das empresas na transformação da realidade social, através da prática do trabalho voluntário de seus colaboradores. As companhias interessadas em desenvolver algum projeto social recebem da unidade o auxílio necessário para a criação e a realização de ações comunitárias que contem com a participação de seus colaboradores. As atividades podem acontecer dentro ou fora da empresa e com frequências variadas. O resultado desse engajamento, além de uma significativa contribuição à sociedade, é a presença de colaboradores mais felizes e com melhor relacionamento interpessoal. Para inscrever a empresa no programa basta contatar a Parceiros Voluntários, junto ao CIC-BG, pelo fone 2015.1999.