Notícias

Com Banco de Leite, Masterplan tem uma das primeiras ações concluídas na área da saúde

Com Banco de Leite, Masterplan tem uma das primeiras ações concluídas na área da saúde

O primeiro passo para Bento Gonçalves reduzir o número de doenças e os riscos de morte, uma das diretrizes previstas no Masterplan do município, foi concretizado. O Hospital Tacchini inaugurou em maio o Banco de Leite Humano Ama Tacchini, importante estrutura para auxiliar na redução da mortalidade infantil por doenças comuns na infância e também na recuperação de enfermidades. Com o espaço, todos os bebês internados na UTI Neonatal do hospital que não puderem receber o alimento das próprias mães terão acesso ao leite materno. A estrutura foi construída em parceria com o Rotary Bento Gonçalves, responsável pela doação dos equipamentos.

O alimento é tão importante que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse seja a única alimentação do bebê em seus seis primeiros meses de vida. A entidade também orienta que o líquido entre na dieta da criança como complemento alimentar até pelo menos os dois anos de idade. Com isso, as necessidades nutricionais da criança ficam supridas e contribui, ainda, para o desenvolvimento cognitivo dos bebês. Além disso, o leite materno ajuda na formação do sistema imunológico, na prevenção de alergias e de infecções respiratórias, na diminuição do risco de hipertensão e diabetes, entre outros. Os benefícios também se estendem às mamães. Ao amamentarem, elas reduzem as chances de desenvolverem câncer de mama e o risco de hemorragia e anemia pós-parto, por exemplo.

As mamães que estão amamentando podem ser doadoras em potencial de leite. Para saber mais e contribuir, entre em contato pelo telefone (54) 3055-0303. O leite é analisado pelo hospital, que avalia aspectos como volume e quantidade de gordura. Depois de passar por um controle de qualidade, é pasteurizado e congelado, podendo ser utilizado em até seis meses.

O Banco de Leite é uma ação colocada pela Câmara Técnica da Saúde do Bento+20, conselho formado por representantes de 28 entidades para pensar a Bento do futuro. Eles foram responsáveis por desenvolverem o Masterplan da cidade, um documento com 90 diretrizes e 397 ações em 10 áreas para serem implantadas em Bento Gonçalves até 2040.