Notícias

Consepro comemora redução em índices de criminalidade em Bento Gonçalves

Consepro comemora redução em índices de criminalidade em Bento Gonçalves

 

Atuação do conselho, que em 2019 completou três décadas, tem sido fundamental para fortalecer as ações de segurança no município

 

Depois de um ano de intenso trabalho, no qual o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, (Consepro) celebrou as suas três décadas de engajamento na sociedade de Bento Gonçalves, uma importante informação surge para coroar os esforços de todos os envolvidos na causa e renovar o ânimo para 2020. Segundo dados recentes divulgados pela prefeitura, os crimes de roubo a estabelecimento comercial, furto e roubo de veículos e arrombamento tiveram diminuição significativa ao longo de 2019, em quedas que alcançaram até 61,46% (veja detalhes abaixo).

Obviamente, há itens que seguem merecendo um cuidado mais especial, mas esta necessidade de que o olhar voltado à segurança esteja sempre atento é uma premissa que rege, de forma constante, o compromisso do Consepro com a cidade. “Estamos tratando de um tema muito sensível à nossa comunidade. Da mesma forma que hoje celebramos esta mudança positiva em alguns quesitos, precisamos manter nosso foco permanentemente direcionado para projetos que garantam ainda mais tranquilidade aos bento-gonçalvenses. Sempre haverá pontos a serem melhorados, o trabalho não pode parar ou corremos o risco de retroceder”, destaca o presidente do órgão, Jose Carlos Zortea.

Além do planejamento conjunto das forças que atuam na área, o aparelhamento e a qualificação do serviço prestado por estas corporações – desenvolvidos pelo Consepro por meio da captação de recursos de diversas fontes – é um dos fatores que tem contribuído de forma vital para um cenário mais próspero. Durante o ano que encerrou, diversas conquistas, muitas delas obtidas através de sólidas parcerias, evidenciaram a relevância da presença da entidade no município: entre elas, destacam-se a nova garagem para 20 viaturas no 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT); a balança para veículos pesados junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF); a disponibilização de estrutura para a formação de novos soldados em Bento; a aquisição de equipamentos para videomonitoramento; e o repasse, às delegacias e associações de bairros, de dezenas de computadores recebidos como doação.

Iniciada no final de 2019, a campanha de prevenção ao uso de drogas pelos jovens também será intensificada nos próximos meses. “Estamos aprimorando nossa atividade, para que isso nos permita agir em inúmeras frentes, e uma delas é a preventiva. Muitas vezes, temos uma participação mais discreta, que ocorre nos bastidores, com a busca incessante de apoiadores, mas os resultados têm aparecido. E isso é o mais importante, dar o devido retorno à nossa população. Essa será a nossa prioridade também em 2020”, conclui Zortea.

 

Queda na insegurança em 2019:

- 61,46% nos casos de roubo a estabelecimento comercial

- 36,07% nos casos de furto e roubo de veículos

- 56,61% nos casos de arrombamento