Notícias

Daniel Piardi mostra como utilizar a neurociência a favor dos negócios no CIC-BG

 

Professor falou sobre como a ciência tem ajudado a identificar comportamentos

 

A partir de exemplos do cotidiano e com bom humor, o consultor Daniel Piardi mostrou algumas práticas comportamentais do ser humano que mostram como estamos condicionados a determinadas escolhas. "Somos previsíveis", destacou, durante o workshop Neurociência para Gestão Organizacional, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). A atividade ocorreu na noite de 21 de fevereiro, fruto de uma parceria da entidade com a Fundação Proamb.

Segundo Piardi, doutorando em Neuromarketing, a neurociência tem contribuído por encontrar formas de melhorar o relacionamento entre empresa e consumidor e entender de que maneira ocorre o processo de decidirmos sobre algo. Para ele, essa especialidade mostra que, antes de ser um ser social, somos seres biológicos. "Aprendemos sobre aspectos técnicos na faculdade, e não sobre as pessoas. E a gente lida com elas todos os dias", disse.

O também professor mostrou que até aspectos ligados à liderança estão relacionados com a genética. Uma pesquisa realizada por ele mostrou que o morador da Serra, uma das regiões mais empreendedora do Brasil, tem geneticamente 76% de chance de serem líderes ou empreendedores no meio em que convivem. “Precisamos usar essas características a nosso favor e extrair delas as melhores vantagens”.

A neurociência também tem ajudado a identificar certos comportamentos do consumidor. O efeito de ancoragem, ou seja, a busca de algo referencial para definir uma escolha, é um deles - como ocorre, por exemplo, quando somos expostos à escolha do tamanho do pote de pipoca no cinema. "O que ocorre é uma indução de qual comprar, não é você que escolhe", diz, citando pesquisa com 100 consumidores na qual 76% deles optaram pelo balde grande de pipoca. Piardi será um dos professores do MBA em Neueuroestratégia e o Pensamento Transversal®, que ocorrerá em Bento Gonçalves, a partir de abril. O curso é promovido pela Fundação Proamb, em parceria com a instituição de ensino superior espanhola Esic Business & Marketing School, sendo coordenado pelo professor Luciano Salamacha.

 

Palestra em Carlos Barbosa

A palestra Neurociência e o Pensamento Transversal também pode ser conferida na próxima quinta-feira, 28 de fevereiro, na Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa. A partir das 19h, Piardi mostrará como a parte da medicina dedicada ao estudo do cérebro tem sido aplicada no mundo dos negócios, mudando o perfil de líderes e fazendo com que eles sejam mais assertivos em suas decisões. A atividade é uma parceria com a Fundação Proamb, líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul. Informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo fone 3461-7600 ou 99711-0478.