Notícias

Deputado Irigaray recebe demandas de setores produtivos no CIC-BG

Em reunião com representantes de setores produtivos de Bento Gonçalves, o deputado estadual Ruy Irigaray (PSL) recebeu, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), uma extensa pauta de reivindicações de líderes setoriais e empresarias. O encontro ocorreu na manhã de 25 de agosto.

A pauta tributação foi muito discutida na reunião. Para o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani, a reforma prevista tira ainda mais a capacidade de gerar oportunidades para o Estado. "Não há como sermos competitivos com aumento de impostos", alertou. Irigaray disse que há como reverter a situação, mas sugeriu que os empresários e as entidades manifestem diretamente aos parlamentares o repúdio com a majoração de impostos. "Precisamos dizer não para isso. Não podemos se acovardar. O Estado não está quebrado de graça, faz 50 anos que gasta mais do que arrecada. Só em três anos teve superávit, mas graças a receitas extraordinárias, com a venda de estatais. Não podemos pagar essa conta", comentou o parlamentar.

O prefeito Guilherme Pasin pediu para que Irigaray seguisse olhando pelos setores da cidade, a fim de que o projeto de reforma do governo não comprometa a competitividade da economia local. "Não queremos aumento de impostos, nos comprometemos em fazer com o que o Estado arrecade mais, porém pelo aumento da nossa produção", disse.

Isso porque muitos empresários se mostram preocupados com as mudanças previstas no sistema tributário gaúcho, que deve majorar alguns produtos, entre eles o vinho. "O setor já fez uma análise, e vamos ser onerados com mais 20%. Nós não estamos dispostos a pagar nenhuma majoração mais", disse o diretor da Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna. Ele também comentou que que há anos o segmento tem lutado para que o suco de uva seja incluído como alimento na cesta básica. "O suco é um alimento que não tem outra referência no mundo. Bento não é só Capital do Vinho, podemos dizer do suco também. Temos uma pérola que o Estado precisa valorizar".

Irigaray também recebeu diversas demandas da área do turismo – uma das mais afetadas com a pandemia –, setor do qual tem conhecimento, já que foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo na gestão de Eduardo Leite até fevereiro deste ano. Entre elas, a necessidade de uma ciclovia no Vale dos Vinhedos e de investimentos em melhoria no Parque de Eventos, além de infraestrutura como um todo. "Teríamos capacidade para 150 eventos anuais, e assim trazer equilíbrio em termos de sazonalidade para o município", comentou o diretor da ExpoBento, Gilberto Durante.

 

Crédito das fotos: Exata Comunicação, Tiago Garziera