Notícias

Desafio Voluntário convida comunidade a praticar o engajamento social

Com solidárias virtuais e site para compartilhamento de experiências, iniciativa da ONG Parceiros Voluntários segue até dezembro

 

Anualmente promovido pela ONG Parceiros Voluntários com forma de conscientizar – e engajar – a sociedade no exercício da responsabilidade social, a 12ª edição do Desafio Voluntário vem com proposta diferente neste ano, adaptar ao cenário de restrições impostas pela pandemia da covid-19. De forma virtual, quer aproximar voluntários e estimular atos beneméritos por meio do compartilhamento de experiências.

Para isso, a plataforma 'Parceiros Conecta' ganhou uma página especial destinada ao Desafio Voluntário, em que os interessados, individualmente ou em grupo, podem dar visibilidade para suas ações – inserindo fotos, vídeos ou contando o que estão realizando. Serão contabilizadas as atividades inscritas até 5 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional do Voluntário.

A comunidade bento-gonçalvense também é convidada a participar desse movimento por meio da unidade local da ONG, que é o braço social do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). "Precisamos, mais do que nunca, nos unir em torno das causas sociais. Mesmo com o distanciamento exigido pelos protocolos sanitários, devemos colocar em prática ações que contribuam para melhorar a realidade local. Para isso, a Parceiros Voluntários fica à disposição de quem está disposto a dedicar parte do tempo ao voluntariado", reforça a coordenadora da Parceiros Voluntários em Bento Gonçalves, Angélica Somenzi.

 

Como aderir ao 12º Desafio Voluntário

Para participar, planeje uma ação voluntária cultural, educacional, ambiental ou social em prol da comunidade. Acesse o site www.parceirosvoluntarios.org.br, clique na aba 'Desafio Voluntário' e em 'ENTRAR', no topo da página. Faça seu cadastro como voluntário ou líder de instituição. Vá até "Acesso sem Senha" e coloque o código que receberá por e-mail. Depois, basta clicar em "Publicar sua Ação" e descrever a atividade realizada.

Quem precisar de apoio para planejar e colocar em prática as atividades deve entrar em contato com a Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves pelo telefone (54) 2105-1999 ou pelo e-mail parceiros@parceirosvoluntarios-bg.org.br.

 

Sugestões de ações voluntárias em consonância com os protocolos de segurança sanitária:

- Criar diálogos online entre gerações: que tal ligar para uma pessoa que está em situação de isolamento social? Com a pandemia do Covid-19, os idosos tem sido o público mais afetado. Entre em contato com uma organização que trabalha com esse público na sua cidade e se disponibilize para bater um papo com um idoso que está em isolamento social.

- Compartilhar conhecimento: se você é bom em matemática, por exemplo, por que não socializa suas habilidades com outra pessoa que está tendo dificuldade? Entre em contato com uma escola ou Organização Social e disponibilize um horário em sua agenda.

- Mobilizar rede pessoal para arrecadar itens de necessidade (desafio familiar): outra possibilidade é fazer uma competição do bem na sua família e em seu grupo de amigos. Monte times e lance um desafio de arrecadação. Este é um jogo em que todos ganham.

- Leitura auditiva: você pode gravar livros, como poesias, contos e crônicas, e encaminhar para uma ONG que trabalha com deficientes visuais. Para isso, basta acionar uma instituição que atue com esse público e disponibilizar a ação. Veja com eles o que gravar, que história é mais interessante e qual o formato ideal.