Notícias

Dia Internacional do Voluntário convida para engajamento social

 

            Em Bento Gonçalves, a ONG Parceiros Voluntários auxilia quem deseja ingressar no voluntariado, com foco no envolvimento comunitário, e inspira com histórias de dedicação a causa

            Semear o bem é uma tarefa que, em tese, deveria caber a todos os cidadãos – e merecer o devido reconhecimento. Tanto é verdade que quem doa parte de seu tempo em prol de ações beneméritas tem dedicado um dia especial para lembrar a importância de seu papel social. Desde 1985, o dia 05 de dezembro é voltado a destacar os indivíduos que compartilham a solidariedade pelo mundo inteiro, quando é celebrado o Dia Internacional do Voluntário.

            Instituída pela Organização das Nações Unidas, a data reverencia quem já está atuando no voluntariado, mas, ao mesmo tempo, é um estímulo para que mais pessoas se engajem na causa. Em Bento Gonçalves, a comunidade local tem um aliado de peso no apoio e no incentivo à corrente solidária: a Parceiros Voluntários. Desde 2000 no município, a ONG mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) iniciou os trabalhos na cidade justamente no ano em que a ONU estabeleceu os oito Objetivos do Milênio no tocante ao voluntariado – definindo as principais áreas de trabalho voluntário a serem estimuladas, com o intuito de solucionar questões como a erradicação da extrema pobreza e da fome, o acesso ao ensino básico universal, a garantia da sustentabilidade ambiental, entre outros tópicos pertinentes ao tema.

            Guiada pelo conceito que centraliza seu propósito, o da responsabilidade social individual, a PV concentra 18 entidades assistenciais conveniadas e mais de 100 voluntários cadastrados – com histórias inspiradoras. Entre eles está um dos mais antigos membros da ONG. O fotógrafo Jéferson Vidal, aos 36 anos, coleciona um histórico de ações voltadas ao bem-estar social desde os 12 – com participação na Parceiros a partir de 2008. Nesse mesmo ano ele fundou a Instituição Pequeno Grande Campeão. A organização sem fins lucrativos simboliza o espírito solidário de Vidal. “Eu tinha um trabalho com crianças e adolescentes iniciado ainda na adolescência. Com o tempo, fui acumulando inúmeras ações, de forma especial com a Parceiros, até fundar a instituição”, comenta.

            Pela ONG, ele é voluntário pessoa física e também jurídica, com a instituição que mantém – interpretando um personagem nostálgico que faz a alegria da garotada, o Chaves, ao animar as iniciativas da PV. “Não tenho palavras para descrever o sentimento de se doar. Acredito que a melhor forma de definir é o amor. Amo me doar ao próximo, ver um sorriso, ser um espelho, animar os que me rodeiam. Por isso que eu sempre recomendo: se puder, ajude. Faz bem para si mesmo e o retorno positivo é garantido”, destaca.

            A participação está ao alcance de todos

            O interesse em voluntariar pode partir de iniciativa própria, porém a Parceiros Voluntários incentiva o envolvimento comunitário por meio de ações de conscientização. Quem deseja participar – seja pessoa física ou jurídica e voluntários jovens – pode contar com o suporte da ONG em sua sede no município. “A PV está sempre de braços abertos para receber um número cada vez maior de pessoas que realmente busquem um mundo melhor, se dedicando ao voluntariado e entendendo o quão benéficas são as ações solidárias para toda a comunidade”, convida a coordenadora em Bento Gonçalves, Angélica Somenzi. A ONG fica no Bento Gonçalves Centro Empresarial e atende pelo telefone (54) 2105-1999 ou pelo e-mail parceiros@parceirosvoluntarios-bg.org.br.