Notícias

Dia Nacional do Voluntariado reacende interesse em ajudar o próximo

Crédito Freepik

Data celebrada neste sábado (28) convida a adesão da sociedade para a causa solidária da Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves

Celebrado neste sábado, o Dia Nacional do Voluntariado reacende o espírito humanista das pessoas para reativarem a causa solidária da qual, por conta da pandemia, muitas precisaram se afastar há mais de um ano. É uma coincidência louvável que a simbólica data compatibilize, também, com o período de aceleração da vacinação contra a covid, facilitando esse processo.

Em Bento Gonçalves, quem estiver interessado em exercer sua solidariedade encontra respaldo na Parceiros Voluntários. A ONG, mantida pelo Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), se constitui na ponte que leva bem-estar social para quem precisa através de quem pode colaborar. "Além das dificuldades enfrentadas antes da pandemia, os vários meses de crise sanitária que o país enfrenta agravaram problemas sociais que já eram recorrentes. O voluntariado tem importante papel nesse contexto", explica a coordenadora da unidade local da ONG, Angélica Somenzi.

Pessoas físicas e jurídicas podem atuar como voluntários, seja na contribuição de valores para os projetos da entidade, seja participando de ações solidárias. Para ser voluntário como pessoa física, é preciso fazer um cadastro no site da ONG (parceirosvoluntarios.org.br). Logo após, a Parceiros entrará em contato para explicar os processos e direcionar o voluntário à entidade que necessita de ajuda.

O mesmo procedimento serve para as pessoas jurídicas. A empresa pode construir um projeto dentro da própria empresa ou orientar seus colaboradores para atuarem em iniciativas voluntárias em outras organizações que precisem de apoio. Para o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani, a adesão dos cidadãos a questões relacionadas à comunidade na qual convivem revela a grandeza humana e estimula o progresso como um todo. "Uma sociedade só se desenvolve realmente quando o crescimento é econômico e também social", opina.

Uma boa oportunidade para se aproximar desse universo ocorre neste sábado, dia 28. A Parceiros Voluntários e outras entidades promovem a live "A Força do Voluntariado", a partir das 9h30min, com transmissão no canal da Parceiros no YouTube e na sua página no Facebook. Outras informações podem ser obtidas pelo whats 54 99691-9251.