Notícias

Em seu aniversário, CIC-BG evidencia expressão e representatividade

Em seu aniversário, CIC-BG evidencia expressão e representatividade

 

 

Por Rogério Capoani, presidente do CIC-BG

 

Hoje, 24 de junho, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves completa 106 anos de história. Muitas foram as mãos que construíram, solidificaram e expandiram essa que não é só uma das mais representativas organizações da classe empresarial regional, mas também uma das mais atuantes.

Somos parceiros da expansão do município desde o distante ano de 1914, quando fomos buscar a extensão do ramal ferroviário de Carlos Barbosa/Garibaldi para Bento Gonçalves, determinando o nosso nascimento. Assim estamos atuando desde então, expandindo os horizontes para que Bento Gonçalves permaneça na rota do desenvolvimento.

O momento único que vivenciamos hoje ajuda a evidenciar essa missão. Para manter esse compromisso estamos expandindo nossas fronteiras de atuação, a partir da reverência a um dos primeiros ensinamentos dos homens que iniciaram essa casa. É com o apreço na construção de relacionamentos, nas esferas privadas e públicas, que estamos seguindo o trabalho de ex-presidentes para ampliar nossa base de atuação, sem jamais perder os laços que nos unem à nossa comunidade.

A exceção desses dias tem nos colocado ao lado de entidades coirmãs das mais diversas regiões gaúchas, permitindo nos dar um panorama estadual dos reflexos da pandemia. Também estamos participando de debates de alto nível, capitaneados pela Assembleia Legislativa, com participação inclusive de congressistas e do governo gaúcho, além de federações de classe e de representantes de cerca de 30 setores produtivos.

Estamos disponibilizando nossa estrutura para contribuir, ao lado do nosso município – aliás como estamos fazendo desde o começo de nossa secular trajetória –, como ator social na busca por alternativas que permitam, ao mesmo tempo, resguardar a saúde de nossa população e garantir a renda e o trabalho tão necessários à dignidade da vida humana.

Nos nossos 106 anos, reiteramos o nosso compromisso diário para manter ambos, vida e classe produtiva, juntos para construir o futuro. Não tem sido uma tarefa simples nestes últimos meses, é verdade. Mas estamos trabalhando incansavelmente para que todos segmentos da indústria, do comércio e dos serviços tenham a chance de manter vivo o sonho da prosperidade. E, com a certeza de contar com a sociedade, somos ainda mais fortes para vencer mais essa adversidade.