Notícias

Encontro de voluntários homenageia quem promove ações beneficentes no Hospital Tacchini

Iniciativa do Grupo de Humanização da instituição e da Parceiros Voluntários do município destacou profissionais que despendem seu tempo em prol do voluntariado

 

O ato de voluntariar merece reconhecimento – especialmente para que seja cada vez mais replicado e propagado em favor da sociedade. Por esse motivo, o Grupo de Humanização do Hospital Tacchini e a Parceiros Voluntários realizaram o 1º Encontro de Voluntários. A programação ocorreu no dia 21 de julho e teve homenagem aos voluntários que atuam no hospital desde 2015, por meio da ONG.

Mobilizados pelo tema ‘Amor pela Vida’, cerca de 20 voluntários participaram da programação, que teve atividades lúdicas e vídeos e palestras motivacionais. Muitos voluntários relataram sua experiência em servir ao próximo. Quem participa garante que o ambiente se torna mais leve, mais alegre. Assim, todos contribuem para diminuir o stress das equipes profissionais e, com a interatividade, ajudam a reduzir as dificuldades encontradas pelos pacientes durante o tratamento.

Exemplo disso é a voluntária Ivone Ambrosi, que atua desde o início no grupo. “O que se recebe de retorno é muito grande. Só temos coisas boas para falar, pois fazer humanização é importante para todos, mas é ainda mais satisfatório para quem faz do que para quem recebe”, conta. Ivone atua na UTI, tanto na pediátrica quanto na adulta. Junto das visitas – feitas semanalmente, há a iniciativa do ‘Correio da Esperança’, onde os familiares escrevem uma carta aos pacientes e os voluntários leem próximo ao leito das pessoas hospitalizadas. “Nós somos uma ponte entre a família e o paciente”, completa.

A vice-coordenadora do Grupo de Humanização, Silvana Borsato, celebra a realização do evento. “Esse é um momento de confraternização e trocas de experiências sobre as atividades e também para homenagear as pessoas que fazem a diferença na vida de pacientes e funcionários do Hospital Tacchini”, comenta.

 

Sobre o Grupo de Humanização

Há 12 anos, o Grupo de Humanização do Hospital Tacchini foi criado com o objetivo de tornar o atendimento cada vez mais humano, por meio de atividades que levam esperança e alegria aos pacientes. A iniciativa surgiu após o Ministério da Saúde criar o Programa Nacional de Humanização dos Serviços de Saúde, em 2006. Na instituição, as ações acontecem nas UTI's Neonatal e Pediátrica, na ala Pediátrica, Setor de Psiquiatria e Instituto do Câncer, envolvendo médicos e demais profissionais, tanto da área administrativa quanto assistencial e de apoio. Dessa forma, em todas as datas importantes do ano, é comum ver os colaboradores e voluntários fantasiados e interagindo com o público. Atualmente, o grupo atua sob a coordenação de Marieni Pizzatto e Silvana Borsato.

 

Saiba mais sobre a Parceiros Voluntários

A Parceiros Voluntários é uma ONG implantada no município há quase 18 anos, mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas às suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionem bem-estar. As ações variam conforme o interesse de cada instituição ou indivíduo. A Parceiros intermedia seus voluntários em ações que beneficiem entidades carentes do município. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 2105-1999.