Notícias

Esportivo sensibiliza diretoria do CIC-BG em busca de apoio

Esportivo sensibiliza diretoria do CIC-BG em busca de apoio

Clube procura parcerias com a comunidade empresarial para a manutenção da estrutura das categorias de base

 

Um time de todos: assim se define o Clube Esportivo de Bento Gonçalves, da mensagem que acompanha seu logo até a proposta de atuação social. Visando a continuidade de sua trajetória quase centenária, e de suas contribuições junto à comunidade, a agremiação está procurando parceiros que colaborem com a manutenção das atividades da categoria amadora planejadas ao longo deste ano. Sensibilizando o empresariado para essa realidade, integrantes da diretoria do Esportivo apresentaram os projetos de trabalho e compartilharam detalhes sobre a situação financeira do clube aos diretores do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves.

Uma das estratégias na captação de aliados é utilizar as leis de incentivo ao esporte para que empresas possam destinar parte de seus impostos à instituição. “Para mantermos a base e o time jogando, nesse ano ainda precisamos de um aporte financeiro de em torno de 100 mil reais”, diz o diretor financeiro do clube, Edgar Brandelli.

O Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos é um dos complexos mais bem estruturados do interior do Brasil e o clube continua em processo de expansão. Além de contar com alojamento e academia, tanto para a base quanto para os profissionais, a diretoria está investindo na construção de um campo complementar. Parte da receita do clube é oriunda da venda de camisetas, das mensalidades dos sócios, das vendas de placas publicitárias, da bilheteria e de patrocínios em geral. Contudo, o montante não é suficiente para superar um déficit que o clube possui em relação à divisão amadora. As despesas se dão pela desproporcionalidade entre o que é lucrado com o profissional e o que é oferecido à base.

O clube é um dos orgulhos da cidade. Muitos empresários e políticos emprestaram seus conhecimentos na administração do Esportivo e contribuíram na conquista de importantes feitos, como o vice-campeonato gaúcho de 1979 e seis títulos de Campeão do Interior. Assim como a Maria Fumaça, a Fenavinho e a Pipa Pórtico, o Esportivo é um dos símbolos de Bento Gonçalves e um dos pilares no desenvolvimento de sua sociedade.

 

Aposta nas categorias de base

A base do clube Esportivo, atualmente, é referência na região. São mais de 200 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos atuando nas categorias. Os treinos ocorrem no antigo estádio da Montanha dos Vinhedos, na avenida Osvaldo Aranha, região central de Bento Gonçalves. Cada categoria treina duas vezes por semana, totalizando cerca de cinco horas de atividade que ocorrem sempre em turno oposto ao das aulas. Eles também participam de competições locais e estaduais, sendo que, nessas ocasiões, o Clube Esportivo oferece aos atletas subsídio em alimentação e transporte.

A proposta, mais do que formar atletas, é preparar esses jovens para vida, constituindo cidadão íntegros para o convívio em sociedade. “Esse projeto é muito mais do que simplesmente futebol, é uma oportunidade de organização, de responsabilidade, que realmente faz a diferença para esses jovens e pode ajuda-los a ter uma vida melhor. Fazer parte desse processo é fabuloso”, comenta o presidente do Conselho Superior do CIC e conselheiro do Esportivo, Laudir Miguel Piccoli.

 

Como ajudar

Os interessados em conhecer mais sobre a atuação do clube na esfera de contribuições sociais podem contatar o CIC-BG pelo fone 2015.1999 e descobrir, também, de que formas é possível contribuir com as ações e projetos do clube para 2018.