Notícias

Fenavinho divulga sua 17ª edição na Wine South America

Fenavinho divulga sua 17ª edição na Wine South America

Capital nacional do vinho, Bento Gonçalves sedia expressivos encontros representativos da cadeia vinícola – um deles, de negócios, ocorre de 25 a 27 de setembro: a segunda edição da Wine South America será, também, palco para divulgação da mais emblemática festa em homenagem a bebida: a Fenavinho.

A Festa Nacional do Vinho divulga os atrativos de sua 17ª edição – confirmada para ocorrer de 05 a 14 de junho de 2020 durante a WSA, aproveitando seu potencial para reunir os agentes que movimentam o mercado vitivinícola brasileiro. “A Wine South America é uma excelente oportunidade para estabelecer um networking de resultado, já que o universo brasileiro do vinho se encontra aqui, fazendo de todos, de viticultores a enófilos, grandes promotores da nossa querida festa”, comenta o coordenador do comitê da Fenavinho, Diego Bertolini.

A festa mais alegre de Bento Gonçalves – e diretamente responsável por projetar o nome da cidade nacionalmente – voltou ao calendário de eventos em 2019, depois de oito anos de ausência. Sua 16ª edição foi realizada após o CIC-BG assumir o controle da festa, encabeçando, com o aval do poder público, a negociação de dívidas que impediam a realização da maior festa de Bento Gonçalves. A Fenavinho ocorreu de forma integrada a ExpoBento – maior feira multissetorial do país. Em 2019, festa e feira formaram uma dobradinha de sucesso, aprovada pelo público. Juntas, levaram mais de 250 mil pessoas ao Parque de Eventos de Bento Gonçalves, gerando mais de R$ 40 milhões em negócios.

Ali, vinícolas, apresentações artísticas e culturais e enogastronomia integraram a programação, aliando diversão e, claro, vinho!  Sua programação teve, também, o resgate do Vinho Encanado, atração que comercializa vinho por meio de torneiras no Centro da cidade, reunindo a comunidade para confraternizar em torno de um dos produtos mais característicos da cidade e diretamente ligado a seu desenvolvimento econômico. Outro atrativo retomado foi o desfile de carros alegóricos, com as comunidades do interior mostrando suas habilidades laborais e características típicas dos descendentes de imigrantes, uma verdadeira ode à cultura herdada dos italianos. Essas atrações já estão confirmadas para ocorrer novamente em 2020, no período que antecede a festa.

A Fenavinho integra o estande institucional do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. O espaço institucional na Wine South Amercia congrega, também, outros projetos encampados pelo CIC-BG, como a ExpoBento e a Sparkling Night Run, por exemplo, e fortes indutores do turismo e fomentadores da economia local e da região.