Notícias

Fenavinho na taça: Vinho da Corte está em produção com previsão de lançamento para 2021

Fenavinho na taça: Vinho da Corte está em produção com previsão de lançamento para 2021

Lote com 300 garrafas traz a personalidade das soberanas da 17ª edição, Bárbara Bortolini, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso

Da colheita das uvas nas videiras até o momento do amadurecimento nas barricas de carvalho para ser engarrafado, o vinho passa por um complexo processo de elaboração, repleto de escolhas que definirão sua personalidade – e criarão uma experiência única de degustação ao abrir de cada garrafa. Esse ritual particular é, também, o que torna exclusivo o Vinho da Corte da 17ª Fenavinho.

A série especial, com lote limitado de 300 garrafas, tem o toque das soberanas eleitas em 2018 para representar a Festa Nacional do Vinho: a Imperatriz, Bárbara Bortolini, e as Damas de Honra, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso. Juntas, elas são responsáveis por personalizar o vinho, que está em fase avançada de produção e deve ser lançado em 2021. O 'Vinho da Corte' terá 80% da base de Merlot, ficando a critério das soberanas mensurar a combinação com outras variedades – resultando em uma bebida que carregará a identidade do trio.

Desde o início deste ano, as soberanas vêm acompanhando todo o passo a passo – da colheita da uva ao envase, passando ainda por etapas como o desengace, a definição do corte e o tempo de barrica, em um circuito de atividades que iniciaram na vindima deste ano. "O objetivo desse projeto é justamente valorizar toda a cadeia produtiva da uva e enaltecer os vinhos de Bento Gonçalves, que são excelentíssimos", explica Bárbara Bortolini, Imperatriz da 17ª Fenavinho.

Todo o processo de produção do 'Vinho da Corte' dará origem a um documentário, contando os bastidores da ação. No vídeo, as soberanas detalham cada etapa e explicam como o vinho foi produzido – enriquecendo o conhecimento dos enófilos. O material será lançado em 2021 – quando os rótulos do 'Vinho da Corte' serão leiloados.

Edição confirmada no próximo ano

A 17ª edição da Fenavinho está prevista para ocorrer entre os dias 3 e 13 de junho de 2021, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Lá, o público poderá conferir as atrações da Vila Típica (que ocorre de forma conjunta com a 30ª ExpoBento). Ao longo dos 11 dias de festa, haverá programação de shows, ofertas de compras e experiências enogastronômicas – um verdadeiro espaço de encontro e convívio comunitário para enaltecer os costumes e as tradições dos imigrantes italianos.  A proposta do espaço é reproduzir os cenários do início do século 20, concentrando as mais respeitadas vinícolas brasileiras e reunindo a farta e saborosa gastronomia típica.