Notícias

Incentivo ao voluntariado inspira classe empresarial de Bento Gonçalves

 

Case do Jane Beauty Centro Estético, apresentado no CIC-BG, é exemplo de motivação para que o setor se engaje em atividades da ONG Parceiros Voluntários

 

Seja em ações individuais ou coletivas, a proposta solidária pode ser propulsora de uma sociedade melhor. Por isso, a Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves estimula pessoas e empresas a aderirem à causa social. Para inspirar o engajamento da classe empresarial, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), mantenedor na ONG, abriu uma importante janela durante a palestra-jantar que marcou o início da agenda de trabalhos da entidade em 2019, na noite de 18 de fevereiro, tendo como convidado o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.

No encontro, um dos mais consistentes exemplos de voluntariado compartilhou sua história: o Jane Beauty Centro Estético atua desde 2012 na área social e serve como inspiração para fomentar a solidariedade. Em um contundente discurso, a empresária e proprietária do salão, Janete Gregio, convocou a comunidade de Bento a participar das ações propostas pela Parceiros Voluntário. Dedicada a essas atividades há 12 anos, Janete disse que é preciso colocar-se no lugar do outro para entender as carências sociais e emocionais das pessoas. “Precisamos nos humanizar. É necessário olhar para o lado e perceber que nem todos têm as mesmas condições que nós. Precisamos praticar não apenas o voluntariado, mas também a empatia”, comentou.

 

Uma história de evolução

Desde 2003, o Jane Beauty Centro Estético conta uma história de crescimento que logo o levou à condição de referência em Bento Gonçalves e região - atendendo uma média de dois mil clientes por mês. Há aproximadamente seis anos, parte do tempo da equipe é dedicada ao bem-estar social. “Nós formulamos um calendário anual de ações junto a Parceiros para que possamos organizar as atividades e, assim, contribuir da melhor forma possível”, reforça.

Atualmente, o salão desenvolve, em média, dez grandes ações por ano – além de outras atividades concomitantes. “Trabalhar em prol da sociedade faz parte da nossa gestão. Cada profissional que entra na empresa recebe o manual de integração, no qual consta a importância do voluntariado para todos os colaboradores. Nos envolvemos nisso tanto quanto na área do marketing ou em qualquer outro setor, pois fazer o bem nos melhora como empresa e também como pessoas”, garante Janete.

O projeto social encapando pelo Jane Beauty é o DEcoração e atende entidades bento-gonçalvenses como a Abraçaí, APAE, Lar do Ancião, Projeto Curumim, ala oncológica do Hospital Tacchini, entre outros. “Somos uma das empresas que mais se envolve em ações voluntárias no município e isso nos enche de orgulho. Por isso que a exposição daquilo que fazemos por meio da Parceiros pode, sim, incentivar mais empresários a aderirem essa corrente solidária. A ideia é que cada vez mais haja apoio a iniciativas voluntárias que contribuam para uma sociedade melhor”, enfatiza.

 

Saiba como participar

O principal pré-requisito para participar das ações da Parceiros Voluntários é a disposição em ajudar o próximo. Os interessados – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas às suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar social. No caso das empresas, a Parceiros Voluntários tem um programa que auxilia no planejamento e execução de ações sociais em benefício da comunidade com a participação direta dos seus colaboradores – o Voluntário Pessoa Jurídica. Para saber mais, entre em contato com a coordenadora da ONG no município, Angélica Somenzi, pelo telefone (54) 2105-1999 e acompanhe as ações desenvolvidas pela fanpage da Parceiros.