Notícias

Indústria de Máquinas Bellé automatiza fabricação de massas há uma década

Indústria de Máquinas Bellé automatiza fabricação de massas há uma década

Do sistema artesanal à automação de processos, a Indústria de Máquinas Bellé viu crescer a demanda por agilidade na produção de uma das principais marcas culinárias da colonização italiana na região serrana do Rio Grande do Sul: a gastronomia típica por meio da agroindústria familiar. Massas e biscoitos eram produzidos pela família Bellé desde a década de 1980, artesanalmente. Porém, os idealizadores da empresa vislumbraram uma necessidade corriqueira entre os produtores dessas iguarias: a de aumentar a produção de forma padronizada – mas sem perder a essência dos produtos característicos da Serra.

Foi a partir disso que, em 2010, surgiu a fábrica instalada em Bento Gonçalves. Impulsionada pelo desafio de automatizar processos, buscou-se desenvolver máquinas que agilizassem a fabricação dos alimentos, padronizassem os produtos e diminuíssem a mão de obra – sendo, hoje, referência no maquinário para a indústria alimentícia.

De um espaço de aproximadamente 50m², quando iniciou as atividades como incubadora tecnológica do SENAI, a empresa ampliou o parque fabril para um pavilhão de 700m² - onde são feitos os produtos seriados que compõe o portfólio da marca: máquinas automáticas para produção de capeletti, panelas cozedoras com agitação, misturadores para massas frescas, conjuntos de cilindros laminadores para massas de lasanha e pastéis, extrusoras, esteiras semiautomáticas e automáticas e flexibilidade para personalização no desenvolvimento de maquinário adaptado às demandas de cada cliente.

A Indústria de Máquinas Bellé fica na Rua Máximino Tranquilo Bortoline, número 74, no bairro São Vendelino. Contatos comerciais podem ser feitos pelo telefone (54) 3454-9052.