Notícias

Leãozinho do Bem ainda recebe contribuições provenientes da destinação do IR

Quem declara o Imposto de Renda ainda pode, além de cumprir com o dever fiscal, fazer uma boa ação. Até o dia 28 de abril, quando se encerra o prazo para entrega da documentação, o projeto Leãozinho do Bem pode ser beneficiado com o imposto pago pelos contribuintes de Bento Gonçalves. Com isso, parte do dinheiro arrecadado pela Receita Federal já fica no município para auxiliar entidades sociais locais que trabalham com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

As pessoas físicas interessadas em ajudar essa causa nobre podem direcionar até 3% do valor pago ao Governo Federal para entidades conveniadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Para pessoas jurídicas, o limite estipulado é 1%, sobre o lucro real. É possível, ainda, escolher qual entidade será beneficiada. Assim, ela receberá 70% do repasse, e os outros 30% serão divididos entre as demais (veja lista abaixo).

Para mais informações acesse o site www.leaozinhodobem.com.br e a página no Facebook (www.facebook.com/LeaozinhodoBem).

Parceiros fazem a diferença

Para que o projeto Leãozinho do Bem possa obter sucesso é imprescindível a contribuição dos parceiros que acreditam nesta causa. O Sicoob Meridional, por exemplo, foi um dos primeiros apoiadores desta iniciativa. Segundo a gerente de contas da instituição, Fernanda Titton, o Sicoob Meridional tem sua essência no cooperativismo e acredita que esse recurso, que é da cidade, pode ser usado para o desenvolvimento da própria comunidade. “Essa destinação de imposto é um recurso daqui, que vai para o Governo Federal para depois voltar e isso demora. Mas através do projeto pode ser destinado de uma forma mais eficiente para as entidades”, ressalta.

Prestes a completar um ano de atividade em Bento Gonçalves, o Sicoob Meridional, tem envolvimento social há cerca de 10 anos, em sua cidade-sede, Toledo (PR). “Acreditamos que nos próximos anos haja um aumento na arrecadação para o Leãozinho do Bem. Vamos trabalhar para que isso aconteça”, frisa Fernanda.

Idealizada pela Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis de Bento Gonçalves (Apescont-BG), a iniciativa conta também com apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), do Sicredi e da imprensa local.

Confira lista de entidades aptas a receber o benefício:

– Associação Amigos das Crianças (Pelotão Curumim)

– Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)

– Associação Atlética de Bento Gonçalves (AABG)

– Associação Bento-gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (ABRAÇAÍ)

– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

– Associação dos Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF)

– Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG)

– Associação dos Surdos de Bento Gonçalves (ASBG)

– Associação Integrada ao Desenvolvimento Down (AIDD)

– Bento Vôlei

– Círculo Operário

– Fundação Todeschini

– Lar da Caridade

Legenda: Equipe do Sicoob Meridional, um dos primeiros apoiadores do projeto Leãozinho do Bem

Crédito: Exata Comunicação