Notícias

Leãozinho do Bem recebe contribuições via Imposto de Renda até final deste mês

Leãozinho do Bem recebe contribuições via Imposto de Renda até final deste mês

Prazo para auxiliar o projeto se encerra com a data limite para a entrega das declarações à Receita Federal, dia 28 de abril

Quem declara o Imposto de Renda e quer aproveitar a contribuição para favorecer as ações sociais desenvolvidas por entidades de Bento Gonçalves tem até o fim deste mês para concretizar a intenção de ajudar. Para tanto, basta aderir ao projeto ‘Leãozinho do Bem’, cujo objetivo é estimular as pessoas a destinarem um percentual do tributo para iniciativas locais que trabalham com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. O prazo para colaborar vai até o dia 28 de abril, quando se encerra o prazo para entrega das declarações à Receita Federal.

As pessoas físicas interessadas em ajudar podem direcionar até 3% do total pago ao Governo Federal para entidades conveniadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). No caso das jurídicas, o limite é 1%. A entidade indicada pelo contribuinte, dentre as que estão aptas a receber o recurso, fica com 70% do repasse, e os outros 30% serão divididos entre as demais. Anualmente, pelo menos R$ 3 milhões poderiam permanecer na cidade, auxiliando as instituições parceiras. Em 2015, por exemplo, as destinações alcançaram apenas R$ 292,5 mil – ou seja, menos de 10% do total. Com a nova mobilização gerada pelo ‘Leãozinho do Bem’, a expectativa é que neste ano o montante cresça, ampliando o rol dos beneficiados.

Idealizada pela Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis de Bento Gonçalves (Apescont-BG), a iniciativa conta também com apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), do Sicredi, do Sicoob Meridional e da imprensa local. Para mais informações acesse o site www.leaozinhodobem.com.br e a página no Facebook (www.facebook.com/LeaozinhodoBem).

Recurso que faz a diferença

Muitos contribuintes questionam-se sobre a efetividade da aplicação dos valores arrecadados anualmente pelo Governo Federal com o Imposto de Renda. Quem faz a destinação de parte da contribuição para entidades locais tem a oportunidade diferenciada de conferir, na prática, como a utilização dos recursos auxilia quem precisa.

A Associação Amigos da Criança, por meio do Projeto Esperança/Pelotão Curumim, é uma das beneficiadas pela ação do Leãozinho do Bem. Os recursos recebidos com a arrecadação do percentual do IR são utilizados para manutenção das atividades desenvolvidas desde 1996, entre elas a inclusão social de jovens, com idades entre 12 e 17 anos, em situações de risco e vulnerabilidade social. Cerca de 40 adolescentes são atendidos no 6º Batalhão de Comunicações (6º BCOM), recebendo material escolar e esportivo, além da assistência de uma psicóloga e de uma professora de Educação Física. “O recurso vindo do projeto Leãozinho do Bem faz toda a diferença no desenvolvimento do trabalho. É fundamental, mudou a nossa realidade”, avalia o coordenador do projeto, sargento Gelson Luis Scalco.

Os participantes do Pelotão Curumim recebem uniforme completo, duas refeições diárias, assistência médica, odontológica, religiosa, psicológica e social, aulas de reforço escolar, educação física, exercício da cidadania e cursos profissionalizantes que tem como objetivo oportunizar a futura inserção destes jovens no mercado de trabalho. As atividades ocorrem de janeiro a fevereiro, todas as quartas-feiras, e de março a dezembro, de segunda à sexta-feira, das 12h. às 17h, sempre no contraturno escolar. Além disso, são encaminhados para vagas do programa Jovem Aprendiz.

O Pelotão Curumim é uma iniciativa do Exército Brasileiro, realizado pelo 6º BCOM de Bento Gonçalves, em conjunto com a Prefeitura Municipal, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Associação Amigos da Criança e o apoio de entidades representativas da comunidade bentogonçalvense e da Serra Gaúcha.

Entidades aptas a receber o benefício do projeto Leãozinho do Bem:

– Associação Amigos das Crianças (Pelotão Curumim)

– Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)

– Associação Atlética de Bento Gonçalves (AABG)

– Associação Bento-gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (ABRAÇAÍ)

– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

– Associação dos Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF)

– Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG)

– Associação dos Surdos de Bento Gonçalves (ASBG)

– Associação Integrada ao Desenvolvimento Down (AIDD)

– Bento Vôlei

– Círculo Operário

– Fundação Todeschini

– Lar da Caridade