Notícias

Mercado livre de energia é tema de debate virtual promovido pelo CIC-BG

Mercado livre de energia é tema de debate virtual promovido pelo CIC-BG

Transmissão ocorre nesta segunda-feira pelo Facebook da entidade

 

Os gastos com energia elétrica representam um grande custo para as indústrias, principalmente as de grande porte. Uma das formas de baratear essa despesa é entrar no mercado livre de energia, cujo tema será abordado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) em debate virtual que ocorre na segunda-feira, 20 de julho, às 19h, pelo perfil da entidade no Facebook (facebook.com/cic.bg).

Participam da transmissão os engenheiros de energia Dheferson Alixandre da Silva e Pedro Pescador de Mello, que atuam na gestão de consumidores livres da Comerc Energia. A conversa será mediada pelo 2º vice-presidente para Assuntos da Indústria do CIC-BG, Bruno Benini. No bate-papo, eles falarão sobre o funcionamento e as oportunidades desse mercado, as empresas que podem se beneficiar, além das soluções apresentadas pela Comerc.

Nesta modalidade, explica Mello, as empresas deixam de comprar energia da distribuidora para adquir diretamente de um grande fornecedor. "A vantagem, como qualquer insumo que se compre, é poder negociar o preço", antecipa Mello. Existe uma espécie de cotação no mercado, já que o preço da energia muda diariamente, como acontece com as moedas, por exemplo. "Com a pandemia, temos energia sobrando, então, neste momento, o preço está baixo e isso faz com que tenhamos muita possibilidade de compra", comenta o engenheiro.

Segundo ele, o mercado livre de energia é mais vantajoso para as empresas que tenham um alto consumo de energia, com uma conta a partir de R$ 30 mil. E, neste momento, adentrar nesse mercado significa chances de redução na conta entre 20% e 30%. "É a solução que traz maior redução em menos tempo para os consumidores", diz Mello.

 

Serviço

O que: live "Como sua empresa pode reduzir custos com a energia elétrica", com os engenheiros de energia Dheferson Alixandre da Silva e Pedro Pescador de Mello, da Comerc Energia. Mediação de Bruno Benini, 2º vice para Assuntos da Indústria do CIC-BG

Quando: dia 20 de junho, às 19h

Onde: Facebook do CIC-BG (facebook.com/cic.bg)