Notícias

Novembro de 2020 tem segunda melhor marca do ano em saldo de empregos

Novembro de 2020 tem segunda melhor marca do ano em saldo de empregos

Números analisados pelo OECON do CIC-BG também registram recuperação do setor de serviços

Com todos os segmentos de Bento Gonçalves registrando saldo positivo em contratações, o mês de novembro de 2020 reafirmou o movimento da retomada econômica, mostrando que o município já supera em 1,3% o volume de empregos formais de todo 2019. Segundo o Observatório de Economia (OECON) do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), o mês teve saldo positivo de 495 trabalhadores.

A marca é a segunda melhor de 2020, perdendo apenas para janeiro (634), mas superando a de fevereiro (476), que até então ocupava tal posto – meses anteriores ao início da pandemia no país. Quem mais contribuiu para essa performance foi o comércio. O setor registrou saldo de 267, seguido pela indústria, com 123 – juntos, representam 79% do total.

Os números do Novo Caged também mostram recuperação no segmento dos serviços, um dos mais afetados com a pandemia. Novembro representou o terceiro mês seguido de saldo positivo nas contratações. Mas não só isso. Os dados do mês em análise (95) são quase três vezes superiores aos registrados em setembro (35) e em outubro (37), embora no acumulado do ano seja o único setor a apresentar saldo negativo entre contratações e desligamentos.

Contabilizando os dados do ano inteiro, o saldo de empregos em Bento Gonçalves é positivo em 587. "No acumulado de março a novembro, os 523 empregos a menos representam um avanço de 49% na comparação com o período de março a outubro. Indústria e comércio já apresentam saldos positivos no período da pandemia, totalizando 343 novos empregos. Fica evidente o ritmo de recuperação em todos os setores", analisa Fabiano Larentis, professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e um dos membros do OECON.

Veja mais sobre o estudo aqui ou no endereço cicbg.com.br/estudos.