Notícias

Novos alojamentos da Brigada Militar serão entregues no dia 8 de março

Novos alojamentos da Brigada Militar serão entregues no dia 8 de março

Obra foi custeada com apoios obtidos pelo Consepro. Local poderá receber recrutas em cursos de formação e estágios

     A união de esforços em favor da segurança pública liderada pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) entregará à comunidade de Bento Gonçalves mais um importante resultado nos próximos dias. Depois de pouco mais de três meses de obras, os novos alojamentos construídos no quartel da Brigada Militar (BM), no bairro Cohab, estão prestes a serem disponibilizados à corporação. A inauguração está marcada para 8 de março, às 17h30.

     No total, são três cômodos – cada um com sanitários individualizados – aptos a receberem de 24 a 30 soldados. Os espaços contam com beliches que já pertenciam à BM e foram reformadas utilizando, inclusive, o trabalho de detentos do Presídio Estadual. Os colchões e as roupas de cama são fruto de doações, assim como os armários instalados para guardar roupas e pertences. Os alojamentos também terão aparelhos de ar-condicionado, para garantir as melhores condições de permanência dos policiais. O valor da obra está estimado em R$ 110 mil, provenientes de doações da sociedade e do empresariado, sob coordenação do Consepro.

     O empreendimento coloca a cidade em uma posição de mais destaque no que se refere a receber cursos de formação de brigadianos, medida que também pode facilitar a permanência de parte do efetivo na Capital do Vinho. Antes disso, já no mês de março, recrutas que estão em capacitação em outros pontos do Estado devem vir a Bento para a realização de seus estágios práticos, reforçando o patrulhamento nas ruas. “Com isso, nós já apresentamos à população, de forma rápida, um retorno concreto desse empenho coletivo coordenado pelo Consepro. Ações desse porte aumentam a sensação de segurança e inibem a criminalidade, porque a Brigada Militar mostra ainda mais a sua presença. O fato de estarmos preparados para receber eventos assim nos traz uma vantagem, porque demonstramos que existe uma grande mobilização de nossa parte”, analisa o tenente-coronel Glauco Alexandre Braga, comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT).

     O oficial destaca, ainda, que a nova estrutura, a exemplo de outras melhorias – como a reforma e a aquisição de viaturas –, também serve como estímulo para que a atividade policial seja desempenhada com mais motivação. “Para os soldados que estão ingressando na Brigada, é como um cartão de visitas aos futuros profissionais, mostra que nossa intenção é valorizar ainda mais o trabalho deles. Muitos acabam passando mais tempo aqui do que na própria casa, então temos que oferecer condições adequadas. Isso vai refletir positivamente nas ruas, porque eles são muito cobrados, pela corporação e pela comunidade”, completa Braga.

     A etapa seguinte à entrega dos alojamentos será a implantação de uma sala de estudos, também por meio da atuação do Consepro na captação de recursos e de parceiros. “Temos um ano de muito trabalho conjunto pela frente, e poder ver que os resultados começam a aparecer é algo que nos dá forças para continuar. Aos poucos, vamos conquistando ainda mais confiança junto à nossa população, porque ela percebe que estamos engajados em uma campanha séria, apoiando instituições essenciais para o nosso dia a dia, como a Brigada Militar e a Polícia Civil, a quem também temos dado um grande suporte”, destaca o presidente de Consepro, Elton Gialdi.