Notícias

ONG Parceiros Voluntários entrega cerca de 500 ovinhos de Páscoa aos profissionais de saúde do Hospital Tacchini

Ação ocorreu no domingo, dia 04, e distribuiu os presentes aos colaboradores que estão atuando na linha de frente no combate à pandemia

A rede solidária criada pela Parceiros Voluntários vai muito além de campanhas para ajudar pessoas e entidades carentes – a sensibilidade da ONG alcança, também, a promoção de pequenos gestos, carregados de gratidão e reconhecimento. No domingo de Páscoa (dia 04), uma ação simbolizou um suspiro de esperança aos profissionais de saúde que têm atuado na linha de frente no combate à pandemia: voluntários da ONG confeccionaram cerca de 500 ovinhos temáticos para serem entregues aos colaboradores do Hospital Tacchini.

A iniciativa teve como principal propósito levar otimismo por dias melhores e agradecer o trabalho tão importante e essencial desses profissionais. “A Parceiros Voluntários sempre buscou reforçar sua missão de fortalecer a rede solidária criada em Bento Gonçalves desde a sua fundação, há mais de duas décadas. Por isso, consideramos mais do que justo homenagearmos, de uma forma ainda mais especial na Páscoa desse ano, os trabalhadores da saúde que salvam vidas todos os dias”, destaca a coordenadora da ONG, Angélica Somensi.

Dedicação ao voluntariado

“Por onde for o teu passo, que lá esteja o teu coração”. Inspirada nessa frase, a analista química Cristiane Cini Nery ingressou no voluntariado e topou ‘embarcar’ na missão de confeccionar os ovinhos de Páscoa. Aos 35 anos, Cristiane atua junto à ONG há cerca de um ano. “Estava no auge da pandemia em 2020, perdi meu trabalho e vi que muitos estavam necessitando de auxílio, muito mais do que eu. Então decidi mover a minha intenção de ajudar o próximo e entrei em contato com a Parceiros para voluntariar. Foi algo enriquecedor, me deixou feliz e me fortificou para enfrentar os desafios vividos na pandemia”, conta.

A partir de então, muitas ações solidárias fizeram parte da rotina dela – a mais recente, a confecção dos presentes aos profissionais da saúde. “Ao saber da iniciativa, levei e dividi a ideia com minha mãe, Suely Cini Nery, e minha madrinha, Anita Nery Smalti. Elas prontamente aceitaram a tarefa e, juntas, fizemos um belo trabalho. Em quatro dias preparamos tudo, desde a higienização das cascas dos ovos, secagem, pintura com guache, decoração e preenchimento com o famoso cri-cri, ou amendoim caramelado, feito por minha madrinha. Foram 24 ovinhos decorados e feitos com simplicidade, amor e carinho. Além de fazer o bem ao próximo, fez um bem ainda maior para a gente como família, já que fortifica laços e nos faz reviver lembranças amorosas, pois isso era algo que eu fazia na minha infância, foi um resgate de afeto”, relata.

Para ela, promover essa ação em meio à pandemia é, acima de tudo, uma expressão de gratidão. “Hoje, os profissionais da saúde estão carentes de um olhar amoroso e empático, trabalhando sob pressão constante, muitas vezes sem os recursos necessários para todos os atendimentos e se desdobrando para honrar com seus votos de zelar pela saúde dos pacientes. Estão sobrecarregados física e emocionalmente. Eles necessitam de demonstrações de carinho como essa que a Parceiros proporcionou, para que se fortaleçam e se motivem a seguir em sua caminhada que nos traz esperança em dias melhores”, reforça.