Notícias

Parceiros Voluntários chama à solidariedade com 13º Desafio Voluntário

Parceiros Voluntários chama à solidariedade com 13º Desafio Voluntário

       Braço social do CIC-BG convida população para ações de ajuda ao próximo

 

O momento é de união e solidariedade e, para que esse discurso se torne realidade, a ONG Parceiros Voluntários promove em 2021 a 13ª edição do Desafio Voluntário, ação nacional com foco na participação de pessoas em atividades de frentes diversas. Da mesma forma como ocorreu em 2020, a pandemia de covid-19 obriga que a campanha de conscientização ocorra virtualmente, através de plataforma on-line. Em Bento Gonçalves, a iniciativa é organizada pela sede local da ONG, braço social do Centro da Indústria Comércio e Serviços (CIC-BG).

Na Capital do Vinho, duas ações já estão em andamento: a primeira é a triagem de roupas doadas para população previamente cadastrada. O trabalho consiste em separar, dobrar e catalogar as peças femininas e masculinas. A atuação é de duas horas, nas terças das 18h às 20h e nas quartas no mesmo horário. O endereço é a rua Osíris F. Martuscelli, 40, no bairro São Roque. A segunda é uma arrecadação de alimentos não perecíveis. Arroz, leite em pó, feijão, óleo, fubá, sardinha e lata, macarrão, entre outros, podem ser entregues de segunda à quinta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h30 às 17h, na sede da Parceiros Voluntários em Bento Gonçalves, na rua Avelino Luiz Zat, 95, bairro Fenavinho (Bento Gonçalves Centro Empresarial, onde fica o CIC-BG). São aceitos também materiais de higiene.

O desafio ocorre pela plataforma Parceiros Conecta, uma página especial colocada à disposição dos voluntários para que, individualmente ou em grupo, divulguem suas ações inserindo fotos, vídeos e textos sobre aquilo que é desenvolvido. O espaço está aberto desde o dia 28 de agosto e permanece até 5 de dezembro. Para se cadastrar, basta acessar https://parceirosconecta.v2v.net/pt-BR, onde é possível encontrar também as atividades propostas em outras cidades, além daquelas que estão disponíveis para participação no sistema remoto. Existe a busca, por exemplo, por psicólogos e psiquiatras com disponibilidade para atender de forma online pessoas com necessidade de orientação terapêutica. É possível, também, criar uma nova ação e convidar as pessoas para participar.

O principal benefício da plataforma é facilitar a conexão entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda, na visão da coordenadora da Parceiros Voluntários em Bento Gonçalves, Angélica Somensi. “Conseguimos aproximar as pessoas, que de qualquer lugar conseguem acessar as ações. Com isso é possível fazer um mapeamento geral do voluntariado. O empresariado gaúcho fundou a ONG por acreditar que toda pessoa é solidária. Apostamos nesse trabalho em benefício da comunidade”, complementa.

A ainda vigente necessidade de cumprir o distanciamento social e os demais protocolos de segurança não pode – e não está sendo – um obstáculo para a realização de ações de voluntariado. É essencial a adaptação, segundo Daniel Santoro, presidente do Conselho de Administração da Parceiros Voluntários. “A pandemia não pode ser um impedimento para o exercício das ações solidárias. Existe uma demanda de ajuda humanitária a ser atendida por todo o tecido social. E, se não pode ser realizada com os métodos tradicionais, que seja com outras alternativas. Afinal, a procura por aplicar inovação em nossos processos também é um exercício de cidadania”, analisa.

 

Àqueles que querem iniciar a atuação no voluntariado, mas não sabem por onde começar, principalmente no caso de atividades virtuais, a Parceiros Voluntários traz dicas de ações interessantes que podem ser desenvolvidas.

 

1 - Criar diálogos online entre gerações

Através de um smartphone temos todo o mundo na palma da mão. Porém, esse aparelho tão presente em nosso cotidiano também faz algo um tanto curioso: ele telefona. Então, que tal ligar para uma pessoa que está em situação de isolamento social? Com a pandemia do Covid-19, os idosos tem sido o público mais afetado. Entre em contato com uma Organização que trabalha com esse público na sua cidade e se disponibilize para bater um papo com um idoso que está em isolamento social.

 

2 - Compartilhar conhecimento

Se você é bom em matemática, por exemplo, por que não compartilhar este conhecimento com outra pessoa que está tendo dificuldade? Entre em contato com uma escola ou uma Organização Social e disponibilize um horário em sua agenda para fazer esta ação.

 

3 - Mobilizar rede pessoal para arrecadar itens de necessidade (desafio familiar)

Outra possibilidade é fazer uma competição do bem na sua família e em seu grupo de amigos. Monte times e lance um desafio de arrecadação. Este é um jogo em que todos vão sair ganhando.

 

4 - Leitura auditiva

Você pode gravar livros, como poesias, contos, crônicas e encaminhar para uma ONG que trabalha com deficientes visuais. Para isso, basta você acionar uma instituição que trabalha com esse público e disponibilizar a ação. Veja com eles o que gravar, que história é mais interessante, qual o formato ideal e pronto.

 

5 - Compartilhar habilidades

Que habilidades você tem? E de que vale ela ficar somente com você? Hoje, com as novas tecnologias, vivemos a era da colaboração. Se eu sei tocar violão, por que não ensinar outra pessoa?