Notícias

Parceiros Voluntários convida para o engajamento social

 

 

 O início de 2020 pode ser uma boa oportunidade para quem deseja ingressar em um grupo diferenciado: o das empresas e cidadãos socialmente engajados. A Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves convida a comunidade a exercitar essa proposta. Existem diversas formas possíveis de participação, permitindo uma adesão que independe de classe, raça, gênero ou condição social: é aberta a todos, pois é para todos.

Acolher e oferecer aporte aos indivíduos interessados em voluntariar é a principal missão da ONG – incentivando os voluntários a atuarem de acordo com sua disponibilidade e capacidade. A entidade os direciona em duas frentes: pelos programas ‘Voluntário Pessoa Física’ e ‘Voluntário Pessoa Jurídica’.

Para quem deseja colaborar por motivação própria e individual, a Parceiros Voluntários conta com um sistema de apoio que incentiva o futuro voluntário a procurar a unidade e participar de uma reunião de conscientização, na qual é possível conhecer, com mais detalhes, o trabalho desenvolvido e o conceito do trabalho voluntário. No encontro, o interessado preenche um cadastro e agenda uma entrevista de encaminhamento, a fim de detalhar a forma que pode e pretende ajudar. Depois desse processo, é definido o local onde o novo voluntário irá atuar – dentre o rol de entidades assistenciais conveniadas à ONG.

Já o programa ‘Voluntário Pessoa Jurídica’ incentiva o envolvimento das empresas na transformação da realidade social por meio do incentivo ao trabalho voluntário entre seus colaboradores. Os programas voltados à comunidade jovem são uma das principais apostas em prol do fortalecimento da corrente solidária. Nesses casos, a Parceiros respalda as ações e auxilia no processo de criação, definição e execução das ações. As atividades podem ocorrer dentro ou fora da empresa, de acordo com a disponibilidade do empreendimento.

O interesse em voluntariar deve partir de iniciativa própria, porém a Parceiros Voluntários incentiva o envolvimento comunitário por meio de ações de conscientização. Quem deseja participar – seja pessoa física ou jurídica e voluntários jovens – pode contar com o suporte da ONG em sua sede no município, que fica no Bento Gonçalves Centro Empresarial e atende pelo telefone (54) 2105-1999 ou pelo e-mail parceiros@parceirosvoluntarios-bg.org.br.

 

 

Mudança de cultura

A Parceiros Voluntários chegou a Bento Gonçalves no ano 2000. Sob a tutela do Centro da Indústria, Comércio e Serviços, hoje concentra mais de 100 voluntários cadastrados e 18 entidades assistenciais conveniadas. Praticado como exercício de cidadania, o voluntariado bento-gonçalvense mudou de panorama após a implantação da ONG. “O suporte oferecido aos interessados em aderir à prática solidária estimula a sociedade civil a entender que o valor da disponibilização do tempo, do conhecimento e do sentimento comunitário é fundamental na construção de uma sociedade mais justa. Por isso, estamos em uma constante e permanente campanha de conscientização e incentivo à solidariedade”, destaca a coordenadora na ONG, Angélica Somenzi.