Notícias

Parceiros Voluntários encerra o ano com fortalecimento de rede solidária em Bento Gonçalves

ONG mantida pelo CIC-BG reinventou-se ao longo de 2020 para promover ações beneméritas

 

Embora as palavras 'distanciamento' e 'solidariedade' sejam opostas em suas etimologias, na prática elas podem, sim, conviver em equilíbrio – pelo menos foi o que 2020 deixou como lição. Apesar dos protocolos sanitários indicarem o isolamento social, a teia benemérita que se formou ao longo do ano provou que o senso solidário prevaleceu em tempos de pandemia. Parte dessa conquista deve-se ao esforço de entidades comprometidas com seu papel social, como a Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves.

No ano em que completou duas décadas de atuação no município, a ONG reforçou o compromisso com quem mais necessita, buscando alternativas para seguir fazendo a diferença comunitária mesmo diante das dificuldades. Da doação de máscaras e cestas básicas ao apoio psicológico gratuito, o trabalho desenvolvido rendeu o sentimento de missão cumprida.

"Foi um ano de obstáculos e desafios para todos, mas ainda mais para quem necessita de ajuda. Por isso, a Parceiros não poderia se furtar de estar ao lado dessas pessoas em um momento tão difícil, jamais visto. Encontramos formas de adaptar nossas ações e potencializar o alcance das benfeitorias. Nossa gratidão a todos que nos auxiliaram nessa caminhada para que pudéssemos chegar ao final do ano com as esperanças renovadas", pontua a coordenadora da ONG no município, Angélica Somenzi.

 

Ações de final de ano renovam esperança

Para fechar a temporada com chave de ouro e projetar um 2021 ainda mais promissor, a Parceiros Voluntários encampou ações importantes no mês de dezembro. Ao lado das agências do Sicoob Vale do Vinho de Bento Gonçalves, agência do bairro Botafogo e Centro, foram arrecadados e doados centenas de brinquedos para crianças carentes do município. Já por intermédio do Grupo de Humanização do Hospital Tacchini, cerca de 600 biscoitos artesanais com a temática natalina foram confeccionados pelos voluntários para serem destinados, na véspera de Natal, aos pacientes internados na instituição que não possuem restrição alimentar.

Houve também uma iniciativa na Associação Integrada do Desenvolvimento do Down (AIDD) de Bento Gonçalves, realizada pela Bentec. A empresa adotou cartinhas de Natal e presentou uma aluna com um fardamento da Brigada Militar, em uma ação que contou com a presença dos policiais. A mobilização ainda contou com a entrega de presentes para as 30 crianças atendidas pela instituição. 

 

Desafio Voluntário apresenta resultados

A adaptação também esteve presente na 12ª edição do Desafio Voluntário. Em todo o Estado, foram 80 ações, beneficiando mais de 25 mil pessoas. Em Bento Gonçalves, quatro iniciativas fizeram parte do movimento: 'Doe alimentos e troque por uma máscara', 'Triagem de Doação de Roupa', 'Doação de lençóis e cobertores' e 'Psicologia Solidária' – essa última segue como uma ação contínua, prospectando acréscimos em 2021 para abranger ainda mais pessoas que necessitam de apoio.

O desafio de 2020 utilizou a plataforma 'Parceiros Conecta' para oferecer aos interessados, seja de forma individual ou em grupo, mais visibilidade às ações – permitindo a inserção de fotos, vídeos ou relatos sobre o que estavam realizando. É possível conferir o relatório de tudo o que foi promovido no site www.parceirosvoluntarios.org.br.

 

Comece o ano ao lado da Parceiros Voluntários

Desde o ano de 2000 no município, a ONG mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves tem feito a diferença quando o assunto é ajudar o próximo – incentivando o envolvimento comunitário por meio de ações de conscientização. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem contar com o suporte da Parceiros Voluntários em sua sede no município. Sob o comando da coordenadora Angélica Somenzi, a ONG fica no Bento Gonçalves Centro Empresarial e atende pelo telefone (54) 2105-1999 ou pelo e-mail parceiros@parceirosvoluntarios-bg.org.br.