Notícias

Parceiros Voluntários mostra força da solidariedade com trabalho na Ação Social São Roque

Parceiros Voluntários mostra força da solidariedade com trabalho na Ação Social São Roque

Grupo de voluntárias cumpre importante papel social, auxiliando na triagem de calçados, roupas e agasalhos para pessoas em situação de vulnerabilidade

Toda semana, um grupo de mulheres dedica pelo menos três horas de trabalho abnegado, com o propósito de ajudar a quem precisa. Elas são integrantes da Parceiros Voluntários, braço social do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), e atuam na Ação Social São Roque. Lá, fazem a triagem, classificação e embalagem de roupas que vão ajudar aproximadamente 250 famílias do bairro e adjacências a ter o que vestir, principalmente nos dias mais frios do ano, o inverno.

Na noite de 26 de julho, várias delas estavam vivenciando a solidariedade de forma prática. "Ser voluntário é uma satisfação pessoal muito grande, porque eu posso servir, e eu valorizo isso", diz Janete Casagrande Sebben, coordenadora administrativa no Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que faz parte do grupo de voluntariado da Parceiros desde 2018 e ajuda na Ação Social São Roque desde 2020.

A designer-gráfico Evelin Menegotto complementa. "É muito bom poder doar parte do tempo que temos disponível por uma causa social". Atendendo ao incentivo da filha Amanda, de apenas cinco anos, ela ingressou no voluntariado para valorizar o desejo da pequena de ajudar outras pessoas, principalmente as crianças de rua.

Novata na área, a haitiana Marie Françoise Louis, enfermeira por formação, diz que sua vontade de ajudar está no sangue. No Haiti, sua mãe, pastora em uma igreja, trabalha ajudando outras pessoas. Em Bento Gonçalves há dez anos, ela decidiu seguir o exemplo materno mesmo depois de perder o emprego de atendente de loja e há menos de um mês passou a integrar o voluntariado na Ação Social São Roque. "O importante é que estou fazendo algo para auxiliar as pessoas. Se não posso fazer isso de forma econômica, doando alguma soma em dinheiro, que seja por meio do trabalho. Ser voluntário é um ato de empatia para com as outras pessoas, uma demonstração do amor que a gente sente pelos outros", garante.

A  AÇÃO SOCIAL SÃO ROQUE

A ONG Ação Social do Bairro São Roque foi criada em 1º de abril de 1969 para atuar em dois eixos de proteção às pessoas: por meio da segurança alimentar e nutricional, e na forma da assistência social. No primeiro, monta e entrega cerca de 150 cestas básicas de alimentos, por mês, que destina às famílias encaminhadas pelo CRAS, ou aquelas que estão cadastradas na entidade há mais tempo. No segundo, da assistência social, a preocupação é destinar vestuário, calçados e agasalhos (especialmente roupas de cama), às famílias em situação de vulnerabilidade. Tanto alimentos quanto roupas e agasalhos chegam à Ação Social São Roque na forma de doações. A assistência social praticada no local, com o apoio do voluntariado, contempla uma média de 250 famílias carentes, por mês.

A colaboração do voluntariado é fundamental para que a Ação Social possa continuar ajudando aos necessitados. "É muito importante a ajuda da Parceiros Voluntários porque, sem esse grupo, não teríamos como realizar tudo o que é feito aqui", conta a professora Vânia Kratz Mendes, voluntária-presidente da Ação Social São Roque há 16 anos. Atualmente, são classificadas cerca de 5 mil peças mensais, número que aumenta, na Campanha do Agasalho, para mais de 8 mil ao mês.

Como colocar o voluntariado em prática

Em Bento Gonçalves, quem estiver interessado em exercer sua solidariedade encontra respaldo na Parceiros Voluntários. A ONG, mantida pelo Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) com seu braço social, é a ponte que leva bem-estar social para quem precisa através de quem pode colaborar. Pessoas físicas e jurídicas podem atuar como voluntários, seja na contribuição de valores para os projetos da entidade, seja participando de ações solidárias. Orientações e outras informações podem ser obtidas pelo whats 54 99691-9251.