Notícias

Parceiros Voluntários promove palestra sobre Outubro Rosa

Parceiros Voluntários promove palestra sobre Outubro Rosa

Conversa sobre autocuidado, dia 27 de outubro, será conduzida pela psicóloga Karen Mattiello Rovella

Reduzir estimativas como a do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que prevê até o final do ano o diagnóstico de 66 mil novos casos de câncer de mama, configura-se na atuação central de campanhas como o Outubro Rosa. Em Bento Gonçalves, esse movimento nacional acelera seu maior propósito, o de conscientizar para a prevenção à doença, com uma palestra promovida pela Parceiros Voluntários, braço social do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). O encontro será no dia 27 de outubro, às 18h30, na sede da entidade.

Na oportunidade, a psicóloga Karen Mattiello Rovella, da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), falará sobre “Corpo. Mente. Espírito: O cuidado integrado na atenção à qualidade de vida da mulher”. É com essa visão, ancorada na harmonia entre cada um dos aspectos dessa tríade, que a psicóloga baseará sua conversa. Falará sobre como prevenir o câncer, o que pode causá-lo e como enfrentá-lo. Um verdadeiro colóquio para estimular o autocuidado. “Culturalmente, as mulheres são ensinadas a cuidar, a serem cuidadoras, mas acabam não olhando muito para si. Queremos fortalecer que as mulheres priorizem o cuidado a si mesmas”, diz a psicóloga. 

Para Karen, o Outubro Rosa é uma forma de dissipar informações de modo a amplificar à sociedade a relevância da prevenção ao câncer de mama, tipo de tumor que mais acomete as mulheres no Brasil, e da busca instantânea de ajuda médica em caso do surgimento de sintomas. “As mulheres buscam os exames preventivos com mais frequência do que os homens, porém ainda é necessário abordarmos cada vez mais a importância de não demorar a buscar ajuda médica quando há algum sintoma e, principalmente, enfrentar o medo do diagnóstico, pois somente assim as chances de cura são maiores. Quando diagnosticado cedo, o câncer pode sim ser curado”, opina. 

Embora seja nas mulheres a maior incidência dos casos, os homens não estão livres de desenvolverem o câncer de mama – indivíduos do sexo masculino representam 1% do total dos diagnósticos. Neste sentido, atingir diversos públicos também é um dos objetivos do Outubro Rosa e, por conseguinte, da própria palestra. “É importante falarmos cada vez mais para o público em geral. Quanto mais multiplicarmos as informações sobre o autocuidado, os sintomas e as formas de prevenção, estaremos incentivando positivamente as mulheres a se olharem mais, e poderemos então auxiliar a salvar a vida de alguém”, diz Karen.

E o Outubro Rosa tem contribuído para isso. “A cada ano percebemos um aumento na procura pelas palestras preventivas e, a partir disso, uma maior consciência da sociedade em difundir cada vez mais as informações sobre a prevenção ao câncer de mama e ao autocuidado”.

Serviço
O que: palestra especial Outubro Rosa “Corpo. Mente. Espírito: O cuidado integrado na atenção à qualidade de vida da mulher”, com a psicóloga Karen Mattiello Rovella (AAPECAN)
Quando: dia 27 de outubro, às 18h30min
Onde: CIC-BG (Avelino Luiz Zat, 95 – bairro Fenavinho)
Quanto: 1kg de alimento não perecível
Inscrições: is.gd/metecorpoespirito