Notícias

Peça teatral ‘A menina da biblioteca’ encanta mais de 2,2 mil alunos em Bento Gonçalves

Espetáculo do projeto ‘Viajando Pelo Mundo do Teatro’ teve circuito de apresentações por escolas da rede pública municipal. Iniciativa tem promoção do CIC-BG

 

A magia do teatro entrou em cena novamente para encantar crianças e adolescentes de Bento Gonçalves – e incentivá-los a se aventurar pelo mundo da leitura. Os alunos da rede pública do município foram presenteados com mais uma edição do circuito de apresentações da peça ‘A menina da biblioteca’, do projeto ‘Viajando Pelo Mundo do Teatro’. Dessa vez, 2.250 espectadores mirins acompanharam a encenação da companhia Luz e Cena nas sessões que ocorreram entre os dias 22 e 25 de maio na Casa das Artes. A turnê do espetáculo teve outras apresentações no mês de abril, quando mais de 1,4 estudantes foram beneficiados, em diversas escolas do município.

A peça conta as aventuras de Alfa, Beto e Tico – três artistas que precisam achar um novo espetáculo para escapar da fúria de um patrão nada compreensivo. Para suprir a falta de imaginação, recorrem à biblioteca. E é lá que vão encontrar Leninha, uma menina que prefere os livros às pessoas. Por meio da amizade, são retratadas as temáticas do teatro e da literatura, duas artes essencialmente importantes para o desenvolvimento crítico e cultural de crianças e adolescentes.

O projeto ‘Viajando Pelo Mundo do Teatro’ é uma realização do Ministério da Cultura/Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), Orquidea e Crediare/Colombo. A promoção é do Centro da Indústria, Comércio e Serviço de Bento Gonçalves.

 

Público jovem na ExpoBento 2018

Além de enriquecer a rotina de aprendizado escolar com a apresentação das peças, o projeto ‘Viajando Pelo Mundo do Teatro’ traz outro benefício para os estudantes da rede pública: a distribuição gratuita de ingressos para a ExpoBento 2018. Assim como ocorreu no último mês, no total, cerca de seis mil convites devem ser entregues às escolas contempladas pela iniciativa. As entradas são válidas para qualquer dia da feira.

Em sua grade de atrações, diversas apresentações artísticas e culturais para o público infanto-juvenil agregam valor ao evento. Dentro dessa agenda, sete performances de teatro prometem chamar a atenção dos visitantes, abordando, de forma lúdica, temáticas como amizade, leitura, alimentação, saneamento básico e dança. “Dessa forma, conseguimos oportunizar que os jovens venham a ExpoBento e aproveitem a programação de lazer e entretenimento. Assim, a feira cumpre importante papel social, facilitando a inclusão por meio da acessibilidade, gerando uma contrapartida positiva para a comunidade”, avalia o diretor-geral Leocir Glowacki.

A ExpoBento é a maior feira multissetorial do Brasil e em 2018 estará em sua 28ª edição. Desde 1990 a feira vem se reinventando, inovando e crescendo, a ponto de servir como referência para diversas outras. Realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, a feira ocorrerá de 07 a 17 de junho de 2018.

 

Crédito: Exata Comunicação