Notícias

Presença digital é essencial também para o comércio local

Presença digital é essencial também para o comércio local

Live realizada pelo CIC-BG abordou formas de fomentar a economia com ajuda da internet

 

Uma mudança na forma de entender o elo que une o consumidor e as lojas locais vem ganhando força: o entendimento de que a internet pode ser, sim, uma aliada para os negócios. É o que mostrou a live realizada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves dia 14 de setembro com o diretor da Centerluz Iluminação e fundador do MercadoDaqui, Giovani Carlet, e o fundador da Tiny Software, Rogério Tessari.

Partindo do dado divulgado por uma pesquisa norte-americana que revela a opção de 87% das pessoas em pesquisar na internet antes de realizar uma compra, ficou fácil entender que a presença digital é essencial para quem deseja ser visto e, consequentemente, conquistar sucesso nos negócios. "A grande virtude da internet é conectar produtos e serviços ao consumidor. Nesse sentido, o comércio vem se reinventando, sendo dinâmico", comentou Carlet.

Mesmo que o comércio eletrônico tenha sido implantado há mais de 20 anos, é agora que surge com mais intensidade na pauta dos estabelecimentos locais. Esse movimento foi impulsionado pela pandemia, que acelerou a necessidade de coexistência das empresas nos meio on e off line. Diante desse cenário, Carlet idealizou uma plataforma que supre a demanda por um posicionamento virtual: o MercadoDaqui. "A criação dessa ferramenta foi ao encontro do princípio de que é preciso fomentar a economia local. Com o marketplace, o investimento fica aqui, tudo é mais próximo, e isso diminui custos. O MercadoDaqui nasceu para fazer com que o consumidor encontre o produto desejado a partir de uma geolocalização que o favoreça", pontuou.

A iniciativa é vista como uma excelente alternativa para os lojistas que encontram dificuldades em implantar o próprio e-commerce ou se inserir em um grande marketplace. "Focamos no relacionamento, pois é uma grande vitrine, tanto para lojas maiores quanto para as menores. O lojista que quer estar online tem essa possibilidade, uma plataforma com características comunitárias e diferenciais como rapidez na entrega e segurança na compra", considera.

 

Omnichannel em alta

Apesar de parecer complexo a partir de sua nomenclatura, o conceito de omnichannel é fundamental e prático de ser aplicado. Isso porque a ideia sugere o uso de multicanais para se aproximar do público. "Explorar o máximo de canais oferece uma melhor experiência ao consumidor, pois um canal não descarta o outro" comentou Carlet, exemplificando com cases de lojas que oferecem compra na internet e retirada no estabelecimento. "A mudança de mindset é primordial para estar online. Pensar diferente, fora da caixinha: esse é o grande desafio dos lojistas. É algo que precisa do envolvimento da equipe e dos gestores. Precisamos pensar digital", reforçou.

 

Compromisso em valorizar os locais

Contribuindo para fomentar da economia local, Carlet anunciou um importante incentivo às empresas de Bento Gonçalves: todos os associados ao CIC-BG que aderirem ao MercadoDaqui no mês de setembro terão a possibilidade de cadastrar produtos na plataforma de forma gratuita até o final do ano – basta acessar o site www.mercadodaqui.com.br. "Nosso intuito é de realmente ajudar o lojista a mudar o pensamento e, consequentemente, melhorar a realidade do comércio local", enfatizou.

A live, intermediada pelo diretor da área de tecnologia do CIC-BG, CEO e fundador da Tiny Software, Rogério Tessari, pode ser vista na página do Facebook do CIC-BG ou no canal da entidade no Youtube (pelo link https://youtu.be/bfDFffEz-Ec).