Notícias

Projeto EnCantos inicia apresentações para a comunidade

Projeto EnCantos inicia apresentações para a comunidade

 

A música sempre foi um dos elementos culturais de identificação de um povo. Revitalizando esse importante elo, o projeto EnCantos deu a partida para uma série de três apresentações gratuitas em Bento Gonçalves, na tarde de sábado (18), na Praça das Rosas, como forma de integrar a comunidade para dois grandes festejos do calendário de eventos, a ExpoBento e a Fenavinho.

Promovido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) – também realizadora da feira e da festa –, o projeto EnCantos está em sua segunda edição, reunindo mais uma vez o carisma e talento do pianista Rodrigo Soltton aos cânticos do Coral Vale dos Vinhedos, regido por Camila Farina. Nesta dobradinha, os artistas passam por clássicos da música tradicionalista como “Guri” e “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, além do cancioneiro carregado de emoção, como nas canções “Bruscarle Vigne” e “Vino e Alegria” – nas quais um dos músicos corta um ramo de parreira na primeira e, na segunda, todos cantam com um copo de vinho em mãos para brindar a alegria da bebida de Baco.

Para o presidente da entidade, Elton Paulo Gialdi, o espetáculo é uma forma de oferecer à comunidade momentos de descontração e lazer diante dos conhecidos problemas enfrentados pelo país. “Nada melhor do que ter música para apaziguar e nos sentirmos melhor, isso também é qualidade de vida”, ressaltou.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Parisotto, com o resgate da Fenavinho percebe-se a união que a festa proporciona ao povo de Bento Gonçalves. “Temos um grupo de pessoas aqui para assistir, um grupo de pessoas para tocar, então a gente está de novo em comunidade, fazendo um bem para todos nós”, disse Parisotto, representando o prefeito Guilherme Pasin. 

O trio de soberanas da Fenavinho, a Imperatriz do Vinho, Bárbara Bortolini, e as Damas de Honra Ana Paula Pastorello e Sandi Corso, aproveitou o momento para divulgar a festa, confraternizando com a comunidade.

O projeto EnCantos é uma realização do Centro da Indústria, Comercio e Serviços de Bento Gonçalves, com o patrocínio de Orquidea e Vinícola Miolo; com apoio de Fenavinho, ExpoBento, Dia do Vinho e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e financiamento da Secretaria de Estado da Cultura. A ação foi viabilizada pelo CIC-BG com recursos captados via Lei de Incentivo a Cultura, junto a empresas da região. A LIC é uma forma legal de a iniciativa privada incentivar promoções culturais – destinando um percentual do valor a ser arrecadado pelo ICMS, no formato de substituição tributária, amparando a realização de projetos que beneficiam diretamente a comunidade. Todas as empresas podem ser apoiadoras de projetos da LIC.

 

Serviço

O quê: projeto EnCantos, com Rodrigo Soltton e Coral Vale dos Vinhedos

Quando e onde:

            dia 26 de maio, às 16h, na Praça Achyles Mincarone (São Bento)

            dia 1º de junho, às 15h, na Via del Vino (Centro)

Quanto: entrada franca