Notícias

Projeto EnCantos leva música a mais de 4 mil pessoas

 

Entre novembro e dezembro foram três apresentações gratuitas à comunidade

 

A proposta de democratizar o acesso à arte encampada pelo Projeto EnCantos levou música – e inspiração – a milhares de pessoas em Bento Gonçalves. Entre novembro e dezembro, mais de 4 mil pessoas assistiram às três apresentações realizadas de forma gratuita em espaços públicos do município.

O último espetáculo do circuito ocorreu na Praça Achyles Mincarone, dia 19. Em uma noite especial e inspiradora, o pianista Rodrigo Soltton e a Orquestra de Teutônia, regida pelo maestro Astor Jair Dalferth, embalaram o público com interpretações de canções tradicionais em um repertório eclético, que valorizou a cultura trazida pela imigração italiana e reviveu clássicos da música nacional e internacional, por meio de releituras instrumentais. Anteriormente, o projeto EnCantos promoveu apresentações no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, em 10 de novembro, e na Via del Vino, dia 08 desse mês.

A oferta gratuita de produtos culturais, significativos pelo viés identitário que carregam, é o principal legado de mais uma edição da iniciativa, na avaliação de Rogério Capoani, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, entidade promotora da iniciativa. “Essa é uma das formas mais autênticas de nos aproximarmos da comunidade, enquanto entidade que preza pela valorização da cultura local. Inspirado pelo trabalho que a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, que vem enchendo os bento-gonçalvenses de orgulho pela belíssima decoração de Natal, o CIC-BG presta sua contribuição ao promover o Projeto Encantos, com apresentações que presenteiam a comunidade”, diz.

O projeto EnCantos contou com o financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul através do Pró-Cultura RS, viabilizado com recursos captados via Lei de Incentivo a Cultura, junto a empresas da região. O patrocínio foi das cooperativas Santa Clara, Vinícola Aurora e também da Dal Móbile, com apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, Fundaparque, ExpoBento e Fenavinho – os parceiros na iniciativa, inclusive, foram agraciados ao final do circuito, em nome do CIC-BG, como forma de agradecimento pela colaboração na realização do projeto.